Empresas incubadas na Ufal ganham recursos para investir em inovação

O financiamento para bolsas de estudantes e professores é resultado da aprovação no Programa de Formação de Recursos Humanos em Áreas Estratégicas - RHAE

14/08/2013 11h40 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h30

Manuella Soares - jornalista e Lucas Nutels – colaborador da Incubal

A inovação tecnológica ganha cada vez mais espaço no Estado. A Universidade Federal de Alagoas faz parte desse novo tempo que avança com projetos que tem suas funcionalidades reconhecidas. Os bons frutos estão sendo colhidos, mais recentemente, para duas empresas incubadas na Ufal que foram aprovadas no Programa de Formação de Recursos Humanos em Áreas Estratégicas (RHAE).

A chamada pública lançada numa parceria entre Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação (MCTI), Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Setec) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), enquadrou os projetos Meututor e Alsan Ambiental na Faixa B, de projetos em andamento, liberando o montante de quase R$ 800 mil, destinado ao financiamento de bolsas para estudantes e professores.

A coordenadora do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT/Ufal), Sílvia Uchôa, comemora o resultado. “É o começo do reconhecimento do trabalho desenvolvido por pesquisadores que estão empreendendo e, isso faz com que aportem mais recursos dentro das empresas que vão possibilitar a contratação de pessoal altamente qualificado, que vai geral mais inovação”, ressaltou.

Além das duas empresas da Incubal, a também alagoana, Rastru, foi contemplada no edital do RHAE, que buscou estreitar a comunicação entre as vertentes Universidade e Empresa, colocando o pesquisador mais próximo da realidade do mercado. Cada empreendimento, para aderir ao programa, deverá se responsabilizar por uma contrapartida mínima 20% e executar o projeto em 36 meses. Parte dessa aproximação da academia com o setor produtivo se deve aos avanços da Lei de Inovação que tem como marco regulatório o aval para o uso do conhecimento acadêmico em prol da sociedade, permitindo um maior alinhamento entre as novidades da universidade e as necessidades da população.

A Incubal

A Incubadora de Empresas de Alagoas, Incubal, vem desde sua fundação em 1999 realizando a promoção do empreendedorismo e da cultura de inovação na Ufal. O objetivo da incubadora é incentivar e apoiar o desenvolvimento de novos negócios no âmbito da universidade, sendo seu papel essencial transformar pesquisas acadêmicas e boas ideias em empresas autossustentáveis. Através do auxílio aos empreendedores, a incubadora consegue bons resultados em editais, captação de investimentos, crescimento da rede de contatos e diminuição dos riscos operacionais, possibilitando o surgimento de novos negócios no ambiente universitário.

“Dentro do processo de incubação as empresas recebem treinamentos específicos, capacitações e consultorias, então através disso, possibilita que os empreendedores escrevam os projetos que refletem a busca pela inovação e sejam contemplados em importantes editais, como o do RHAE. A gente realmente tem muito orgulho de poder contribuir com uma parcela desse processo”, comentou Sílvia Uchôa, destacando a importância da sociedade utilizar as tecnologias desenvolvidas na Ufal, por meio das empresas incubadas.

A Alsan Ambiental

Pensando em apresentar soluções em tratamento de água, esgoto e efluentes, a Alagoas Saneamento e Tecnologia Ambiental – Alsan, está incubada na Ufal utilizando tecnologias de ponta. A atuação da Alsan tem se pautado pela aplicação do know-how no desenvolvimento e otimização de sistemas de tratamento, realização de soluções sustentáveis para controle operacional e valorização de biogás, biofertilizantes e biossólidos. A ideia da empresa surgiu dos desafios das atuais gerações para a preservação dos recursos naturais e a garantia de um futuro sustentável, tanto ambiental como econômico.

Entusiasmado com a aprovação dos recursos para investir em pesquisas, o empreendedor Mateus Erdmann, da Alsan, destacou o suporte da Ufal. “Sem o apoio da Incubal a nossa empresa não conseguiria sobreviver nas fases iniciais, além disso, as condições favoráveis ao empreendedorismo na Universidade propiciam a aprovação desse tipo de projeto, o que aproxima ainda mais a empresa da academia”, frisou.O Meu Tutor

A empresa de tecnologia online atua no setor de serviços educacionais com objetivo de fazer um acompanhamento da aprendizagem dos alunos de forma individualizada, focando na qualidade do ensino e no desempenho dos alunos. O software desenvolvido na empresa da Incubal estimula as habilidades dos estudantes para que eles superem limitações em provas, como o Enem, por exemplo. Este é mais um recurso que pode ser usado pelos professores e alunos de escolas alagoanas, fazendo com que a inovação no MeuTutor possa apoiar na melhoria dos índices educacionais de Alagoas.

O professor do Instituto de Computação da Ufal e pesquisador da empresa, Ig Ibert Bittencourt também comemorou a possibilidade de investir em bolsas para mão de obra qualificada. "Este resultado foi muito importante não somente para nós que fazemos a equipe do MeuTutor, mas também para o desenvolvimento do Estado de Alagoas. Mostra que o Estado tem potencial para competir em escala nacional com outras empresas", destacou.