Curso de pedagogia Dalcroze aborda educação para a música

Iramar Rodrigues, do Instituto Jacques-Dalcroze, comanda atividades de 5 e 9 de agosto

02/08/2013 15h50 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h30
Iramar Rodrigues ministrará curso de Pedagogia Dalcroze (Foto - Artinvest)

Iramar Rodrigues ministrará curso de Pedagogia Dalcroze (Foto - Artinvest)

Myllena Diniz – estudante de Jornalismo

Entre os dias 5 e 9 de agosto, a Escola Técnica de Artes (ETA) receberá o professor Iramar Rodrigues, do Instituto Jacques-Dalcroze, de Genebra, na Suíça, para realização do curso Pedagogia Dalcroze: uma educação para a música. As atividades serão ministradas no Espaço Cultural da Universidade Federal de Alagoas, na Praça Sinimbú, das 9h às 14h.

A proposta do curso é apresentar novas perspectivas para a educação musical, voltadas a professores, estudantes e apreciadores de Música, Teatro, Dança, Pedagogia e Educação Física. O conteúdo programático do projeto engloba aulas sobre pedagogia Dalcroze e sua filosofia; elementos da rítmica Dalcroze; correlação entre a linguagem musical e rítmica Dalcroze; e prática pedagógica em diferentes níveis de ensino.

Há quase 40 anos, o brasileiro Iramar Rodrigues é professor do Instituto Jacques-Dalcroze, de Genebra, na Suíça. Ele possui formação em Música e Piano pelo Conservatório Musical de Uberlândia e pela Faculdade de Artes da Universidade de Uberlândia. Rodrigues também é especialista em Educação Musical pelo Instituto Interamericano de Educação da Universidade do Chile. Em 1974, obteve Licenciatura em Método Dalcroze e passou a dedicar seus estudos ao assunto. Agora, o docente faz a terceira visita à Ufal.

Dalcroze

Émile Jacques-Dalcroze, por sua vez, foi o criador de sistema de ensino rítmico musical, a partir de passos de dança. Para ajudar alunos no estudo do ritmo, Dalcroze desenvolveu o sistema de movimentos do corpo juntamente com a duração dos sons. A técnica auxiliou diversos modos de expressão artística. A diretora da Escola Técnica de Artes da Ufal, Rita Namé, destacou a importância de seu trabalho. “Jacques-Dalcroze ofereceu, há mais de cem anos, uma pedagogia revolucionária para a música, a dança e o teatro”, salientou.

Mais informações: 3214-1614 ou 8146-9886.