Ufal aprova 200 alunos para o Ciência sem Fronteiras

Estudantes garantem espaço em universidades de 14 países; eles receberam orientações antes do embarque para o exterior

01/08/2013 14h40 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h31
Niraldo Farias orientou estudantes sobre os próximos procedimentos necessários para a mobilidade acadêmica

Myllena Diniz - estudante de Jornalismo

O semestre 2013.2 começa cheio de novidades para cerca de 200 alunos da Ufal selecionados pelo Programa Ciência sem Fronteiras (CsF). Na terça-feira (30), a gestão superior da universidade esteve reunida com os aprovados, no auditório Nabuco Lopes, em Maceió. Na ocasião, alunos dos três campi da instituição foram parabenizados pela conquista e receberam as últimas orientações antes do embarque para o exterior.

Entre os principais destinos estão Estados Unidos, Inglaterra, Itália, Hungria, Austrália, Alemanha, Reino Unido, Canadá, Irlanda, França, Espanha, Escócia, Suécia e Bélgica. A mobilidade estudantil contempla universitários dos campi A. C. Simões, Arapiraca e Sertão, que já estão com assistência e passagens garantidas para temporada de estudos em outros países.

Experiências culturais e troca de conhecimentos promovidas pelo intercâmbio são um diferencial no currículo de estudantes contemplados pelo CsF. A seleção criteriosa envolve alunos de todo o Brasil e preza pela excelência acadêmica dos candidatos. Por isso, o grupo aprovado pelo programa foi parabenizado por Eurico Lôbo, reitor da Ufal; Pedro Nelson, pró-reitor Estudantil; Pedro Valentim, coordenador de Pesquisa; e Niraldo Farias, assessor internacional da instituição.

Em 2012, o Conselho Nacional de Pesquisa de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) apontou a Ufal como a sexta instituição brasileira que mais envia alunos para o exterior por meio do CsF. De acordo com Pedro Valentim, as perspectivas da instituição são ainda maiores. “Nosso número tem crescido muito. Temos um total de 200 alunos aprovados e essa realidade só tende a aumentar”, destacou.

Eurico Lôbo ressaltou a qualidade dos alunos selecionados e as oportunidades do programa. “O Ciência sem Fronteiras é uma peneira. Os selecionados se capacitaram para fazer parte dele e essa conquista é mérito de cada um. A oportunidade é incrível, do ponto de vista técnico e humanista. Eu não tenho a menor dúvida de que nossos alunos serão capazes de vencer o desafio. Além disso, a Ufal estará sempre à disposição, pois é um dever nosso dar o suporte necessário aos alunos”, reforçou.

Manuela Viana, aluna do 5º período de Arquitetura e Urbanismo, foi uma das selecionadas pelo CsF. Com viagem marcada para os Estados Unidos, ela planeja contribuir com a ciência e a tecnologia brasileiras. “O programa é uma iniciativa muito importante. Para alunos da graduação, a vivência em outro país e em outra universidade é um ganho. A experiência permite que a gente traga ideias para o desenvolvimento do Brasil”, avaliou.

Internacionalização no Campus do Sertão

No interior alagoano, a internacionalização estudantil também é uma conquista crescente. Em agosto deste ano, cerca de dez acadêmicos do Campus do Sertão irão embarcar para o exterior. Felipe Guilherme Melo, de Engenharia da Produção, revelou suas expectativas para a temporada de estudos nos Estados Unidos.

Eu acho uma oportunidade excepcional participar do Ciência sem Fronteiras, que possibilita intercâmbio para alunos que não teriam oportunidade de estudar fora sem financiamento do governo. Para mim, que sou aluno do Sertão, o privilégio é ainda maior. É gratificante ver que a Ufal vivencia um processo efetivo de expansão”, declarou Felipe.

Segundo Eurico Lôbo, os resultados obtidos no semiárido alagoano são brilhantes. “Temos uma representação muito importante dos estudantes do interior, isso mostra uma universidade mais inclusiva. Hoje, estamos num momento de democratização do acesso a programas de internacionalização”, salientou.

De acordo com a Assessoria de Intercâmbio Internacional, o município de Delmiro Gouveia irá sediar, na sexta-feira, 1, evento sobre o processo de internacionalização do Campus do Sertão.