Igdema da Ufal promove curso sobre métodos da Geografia

Aulas serão ministradas pela geógrafa de referência nacional, Maria Adélia Aparecida; inscrições podem ser feitas até hoje, 8

08/07/2013 12h30 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h31
A geógrafa Maria Adélia Aparecida vai ministrar o curso

Simoneide Araújo - jornalista

O Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente (Igdema) da Universidade Federal de Alagoas promove o curso “Métodos da Geografia – Uma abordagem preliminar”, ministrado pela geógrafa Maria Adélia Aparecida de Souza. Será nos dias 9, 10 e 11 de julho, no auditório do Instituto, no Campus A.C. Simões e as inscrições podem ser feitas online, até esta segunda, 8. São 80 vagas disponíveis.

Maria Adélia é uma geógrafa de referência nacional, com doutorado em Geografia, pela Universidade de Paris I – Sorbonne (1975). É professora titular aposentada da USP, mas ainda está em atividade no Programa de Pós-graduação em Geografia Humana.  Ela tem experiência na área de Planejamento Urbano e Regional, com ênfase em teoria e práticas do planejamento urbano e regional e atua, principalmente, nos temas: planejamento urbano, desenvolvimento urbano, globalização, metropolização e epistemologia da Geografia.

A conferência de abertura será nesta terça-feira, às 19h e abordará “O pensamento revolucionário de Milton Santos”. Nos dias 10, a programação acontecerá das 14h às 18h e das 19h às 22h. Na quinta-feira, 12, a aula será das 8h Às 12h e das 14h às 18h. A carga horária total do evento será de 16 horas.

De acordo com os organizadores do curso, o objetivo geral é aprofundar o conhecimento sobre o método na Geografia. O evento também pretende fazer compreender que a construção do método de pesquisa decorre da visão de mundo do sujeito; aprofundar o conhecimento sobre o significado de lugar e território usado, conhecer a obra revolucionária de Milton Santos, entre outros.

Os materiais didáticos que serão utilizados ao longo do curso serão enviados por e-mail após a confirmação da inscrição. A aula 1 abordará o temaMétodo, o que é? A Geografia e seus métodos e o conhecimento do mundo”; a aula 2 será sobre “O mundo como possibilidade: o universal e o particular. A totalidade em questão”; a aula 3, sobre “Estar no mundo: usar o território e constituir os lugares; e a aula 4, “O instrumental técnico-metodológico da Geografia: a Cartografia como ferramenta e linguagem; exemplos práticos”.

Serviço:

Evento: curso Métodos da Geografia – Uma abordagem preliminar
Quando: 9, 10 e 12 de julho
Onde: no auditório do Igdema, na Ufal, Campus A. C. Simões, localizado na Av. Lourival Melo Mota, s/n, Tabuleiro dos Martins - Maceió-AL.