Festival Esportivo Verter Paes tem início com mais de 200 participantes

Alunos e docentes participaram da cerimônia de abertura que homenageou o professor Verter; as inscrições continuam abertas para sete modalidades

08/07/2013 17h45 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h31
Mesa de abertura foi composta por colegas que relembraram fatos da história de Verter na Ufal

Jhonathan Pino - jornalista

Começou oficialmente o Festival Esportivo Verter Paes Cavalcanti, promovido pela Universidade Federal de Alagoas. Na abertura do evento, ocorrida na última sexta-feira (5), no Ginásio de Esportes, houve apresentações do Grupo de Capoeira Especial Gingoterapia, da Pestalozzi, do Maracatu Afrocaetés, e dos grupos de Dança Circense e Ginástica Rítmica, compostos por alunos de Educação Física dos campi Arapiraca e A.C. Simões, em Maceió.

Não faltou a presença do homenageado, o professor Verter Paes, que, após 33 anos de trabalho na Ufal, aposentou-se em fevereiro deste ano, mas deixou grande contribuição para professores e alunos da instituição. Nesse tempo, ele ministrou as disciplinas de Ginástica; Esporte para Todos, Futebol de Campo e Futsal; Fundamento Histórico e Filosófico da Educação Física; Pedagogia do Desporto Coletivo; Estágio Supervisionado e Projetos Integradores.

Alunos e colegas de trabalho ressaltaram, durante a tarde de homenagens, o exemplo de cidadania de Verter. Amor, paz, compreensão e paciência foram alguns adjetivos citados pelo vídeo produzido pelos alunos do curso de Educação Física, como também pela cerimonialista Maria do Carmo Azevedo, que, ao quebrar o protocolo, ressaltou a contribuição do Verter como professor de seu filho, genro e nora.

A escolha

O nome do Festival foi escolhido depois da realização de uma disciplina do curso, ministrada pelo professor Francisco de Assis, na qual os alunos elaboraram o evento e elegeram o nome do professor Verter Paes, como homenageado, por sua contribuição ao Centro de Educação (Cedu). Adilson Rocha, um dos idealizadores, representou a turma no dia. “O senhor é um mestre por título, mas um doutor na vida real, porque, além de formar profissionais, nos ensinou como seguir na vida”, destacou.

Os relatos emocionados prosseguiram com os integrantes da mesa de abertura do Festival, o pró-reitor Estudantil, Pedro Nelson; o pró-reitor de Extensão em exercício, Roberto Santos; diretora do Centro de Educação (Cedu), Graça Marinho; além das professoras de Educação Física, Marta de Moura, Maria do Socorro, Joelma Albuquerque e Leonéa Santiago.

José Roberto relembrou a atuação cotidiana de Verter nos projetos de extensão. “Há uma lista imensa de projetos do qual Verter fez parte, eu até pensei em fazer um levantamento, mas achei melhor destacar um que lembro. Certo dia, depois de uma manhã inteira de aulas, o professor fazia um trabalho muito bonito, orientando o futebol com deficientes auditivos. De você fica a lembrança de um professor apaixonado pelo que faz”, destacou.

Verter também foi lembrado por sua atuação na criação da Associação dos Docentes da Ufal (Adufal) e nas conquistas de infraestrutura do curso. Pedro Nelson, relatou que entrou na universidade no mesmo período que o homenageado e com ele teve a honra de atuar politicamente na luta pelos direitos da categoria. “Não tenho dúvida de que esse festival será um grande sucesso, não só pelo nome que leva, mas também pelo desempenho dos alunos”, destacou o pró-reitor.

O homenageado

“A vida tem sido muito generosa comigo e eu só tenho a agradecer. Quando escolhi a carreira de professor, eu tinha consciência das dificuldades que iria enfrentar, mas não me arrependo de tê-la escolhido. Nós temos um papel de formar pessoas críticas, capazes de interferir no mundo. Temos que nos perguntar que homem a gente quer formar”, refletiu Verter.

Segundo Verter, demorou para cair a ficha quando foi informado que seria homenageado pelos alunos. Verter ainda aproveitou para deixar um recado para os competidores. “Celebrem esse festival e aprendam que a essência é jogar com o outro e não contra o outro”, alertou.

Inscrições continuam abertas

Os jogos, que já contam com mais de 200 servidores e estudantes inscritos, tiveram início no sábado (6), com as provas de Natação, Judô, Karatê e Tae-Kwon-Do. Mas ainda dá tempo de se inscrever para as modalidades de Atletismo, Tênis de Mesa, Badminton, Basquetebol, Futebol, Futsal, Handebol e Voleibol, em naipe misto, cujas atividades acontecem nas próximas sextas-feiras e sábados, durante todo o mês de julho. Veja o regulamento

As inscrições podem ser feitas nas Secretarias de Educação Física e da Proest, ou, se preferir, no dia dos jogos, mediante preenchimento das fichas, disponíveis abaixo.