Exposição “Cenotécnicas” reúne produções coletivas

Mostra foi produzida por estudantes da Escola Técnica de Artes da Ufal, do curso oferecido pelo Pronatec

15/07/2013 17h44 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h31
Aula de campo no Teatro Gustavo Leite

Renata Menezes – estudante de Jornalismo

Os estudantes do curso de Auxiliar em Cenotecnia, da Escola Técnica de Artes (ETA) da Universidade Federal de Alagoas, estão apresentando a exposição “Cenotécnicas” no salão de entrada do Espaço Cultural Universitário, localizado na Praça Sinimbú, Centro de Maceió.  A mostra reúne produções construídas coletivamente durante as aulas, com a orientação dos professores José Acioli e Denis Matos, e estará aberta ao público até o fim de agosto.

Ofertado pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico (Pronatec), o curso pretende passar para os alunos os conhecimentos básicos sobre as técnicas do espetáculo cênico em seus quatro módulos – Técnicas para espetáculos, eventos e festas; História da arte e cenografia; Desenho e Iluminação –, que se dividem em aulas teóricas e práticas.

Segundo o professor José Acioli, curador da exposição, estão à mostra objetos cênicos produzidos com materiais reciclados, que foram descartados durante a reforma do Espaço Cultural – como forro de PCV, botijão de água, fios, tecidos, isopor e outros –, além dos murais pintados em algodão cru, feitos a partir dos estudos sobre a obra do artista norte-americano Basquiat e da cultura africana.

As técnicas passadas no curso não ficam restritas à sala de aula. A aluna Glesse Souza, que trabalha com grupos folclóricos, já está aproveitando os conhecimentos que adquiriu para realizar produções próprias. “Eu sempre me identifiquei com arte feita a partir de reciclagem e já estou fazendo coisas em casa com o que aprendi aqui”, contou.

A aluna Isabel Caetano, que faz parte de um grupo de percussão e dança afro, conta que buscou o curso para adquirir conhecimento sobre os elementos do Teatro. “Estou achando o curso maravilhoso, agora tenho mais noção sobre a construção do cenário e quero repassar os conhecimentos para os integrantes do meu grupo”.

No dia 14 de agosto, os integrantes do curso vão por em prática seus conhecimentos com a montagem do espetáculo do grupo Afoxé, que será realizado no Teatro Deodoro, dentro da programação do programa Teatro é o Maior Barato. A turma será responsável pela montagem do cenário, para o qual já construíram um mural que retrata orixás, que está exposto em “Cenotécnicas”.