Emoção marca inauguração da Sala do Corufal

Coro da universidade ganha sala de ensaios no Espaço Cultural e homenageia o maestro Benedito Fonseca

08/07/2013 16h40 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h31
Eurico Lôbo destacou a importância da aquisição da sala e da homenagem ao maestro

Tayane Barreto – estudante de Jornalismo

Uma cerimônia marcada por lembranças e muita emoção. Assim foi a inauguração da sala de ensaios do Coro da Universidade Federal de Alagoas (Corufal), que homenageou o maestro Benedito Fonseca. O evento fez parte das comemorações de 40 anos do grupo e aconteceu na última sexta-feira (5), no Espaço Cultural.

O diretor do Espaço Cultural, Sérgio Onofre, deu as boas-vindas a todos e falou da importância do momento para um dos equipamentos culturais da universidade. O reitor Eurico Lôbo deu início à solenidade destacando a importância da aquisição da sala e da homenagem ao maestro. “Esse é um momento muito especial para a Ufal, pois ao mesmo tempo em que abre um espaço para o coral com uma sala adaptada para que os nossos artistas possam exercer com qualidade seus trabalhos, homenageia o maestro Benedito Fonseca que foi o precursor de toda essa atividade dentro da universidade”, ressaltou.

Benedito Fonseca já era regente do coro antes mesmo da oficialização, que aconteceu em janeiro de 1973. Ele contou algumas de suas experiências de mais de 40 anos atrás, comovendo os que ali estavam, e agradeceu a todos pela homenagem. “Eu quero dizer simplesmente muito obrigado a vocês. Eu quero agradecer a quem permanece no coro, a vocês que estão aqui hoje, mas que não estarão amanhã. O Corufal não é só para a universidade, é para toda a comunidade, para todos nós”, disse o músico, que hoje é considerado o “eterno professor” dos atuais regentes alagoanos.

Para Gustavo Campos Lima, atual maestro do coro, a sala de ensaios é o primeiro presente dentro da programação do aniversário de 40 anos do Corufal. Ele apontou as dificuldades já enfrentadas e o que significa ter um espaço próprio para o grupo. “Eu assumi a regência em 1998 e, às vezes, nós ensaiávamos no corredor do Espaço Cultural, no pátio, no sol, em garoa de chuva. O nosso coro é institucional, tem uma agenda muito grande e nós precisamos atender a todos. Uma sala própria hoje é de fundamental importância para o nosso trabalho e é realmente um presente de aniversário”, declarou.

Quanto à homenagem, Gustavo destacou que essa é uma forma de gratidão: “Se não fosse Benedito, nós não estaríamos aqui. É bastante salutar ter dado esta honra porque ele é uma pessoa que está sempre ao nosso lado. Isso é uma forma de agradecer tudo o que ele fez por nós”.

Durante a solenidade, o Corufal cantou a Ave Maria, como pedido de bênção para o coral, e as peças Kyrie e Gloria, de Mozart. Mas o som que se destacou foi Imbalança, de Luiz Gonzaga e Zé Dantas, que ganhou na melodia um arranjo do maestro Benedito Fonseca e se tornou sucesso internacional.

A antiga sede da Comissão Permanente de Vestibular foi adaptada às necessidades do coro e dividida em três ambientes, uma sala maior para ensaios gerais, e outras duas menores para ensaios de naipes e a secretaria administrativa. A parede externa foi decorada com quadros de fotos das quatro décadas desde Benedito Fonseca até Gustavo Campos Lima e o homenageado fez questão de explicar o momento de cada fotografia trazendo as lembranças de anos de trabalho.