Projeto promove ações de desenvolvimento sustentável em assentamento no município de Branquinha

No domingo, 9 de junho, haverá a abertura da nova etapa do projeto na comunidade

07/06/2013 11h32 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h31
Parte da equipe chega ao Assentamento Zumbi dos Palmares

Douglas Monteiro e Henderson Rogers, estudantes de Relações Públicas

Localizado a cerca de 60 km de Maceió, no munícipio de Branquinha, o Assentamento Zumbi dos Palmares é o alvo do Projeto Zumbido, que faz parte do Programa de Ações Interdisciplinares (Painter) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Tendo como pano de fundo uma realidade marcada pela monocultura canavieira, o município enfrenta graves problemas, sendo alguns deles, ocasionados pela baixa perspectiva de emprego entre os jovens. Embora o advento da agricultura familiar tenha provocado uma sensível melhora na qualidade de vida dos camponeses, o assentamento ainda possui sérias dificuldades que retardam o desenvolvimento local.

Enxergando isso, Cristina de Souza, mestre em Desenvolvimento Sustentável, tem travado há anos uma luta com o objetivo de mudar esse quadro negativo. Iniciado em 2002, com o projeto de capacitação profissional ao jovem rural, dentro do Programa Federal Universidade Solidária, o Programa de Desenvolvimento Autossustentável para o Assentamento Zumbi dos Palmares no município de Branquinha – “Projeto Zumbido” – recebeu um grande impulso em 2011, através do projeto federal para implantação de incubadora MEC/PROEX-2010 em parceira com Instituto Mundo Unido. O longo percurso do projeto culminou com a inauguração, em julho de 2012, da 1ª etapa da construção da incubadora, onde se produz polpa e doce de frutas, além do artesanato com fibra de bananeira.

Dessa maneira, o Projeto de extensão visa proporcionar a sustentabilidade da incubadora bem como aliar processos educacionais que contribuam com geração de trabalho e renda, de modo a agregar valor aos produtos agrícolas através de beneficiamento das frutas, investimento na agricultura agroecológica e o aproveitamento da fibra de bananeira. Para alcançar esses objetivos, o projeto Zumbido conta com a parceria das faculdades de Administração, Comunicação e Pedagogia, da Ufal.

Apesar das atividades do Painter terem iniciado há pouco mais de um mês, a equipe do projeto zumbido já atua ativamente na comunidade rural. O primeiro mês serviu para a capacitação dos novos bolsistas, bem com para a visitação dos lotes a fim de convidar a comunidade a participar do evento que marcará a abertura do projeto neste ano. O encontro ocorre neste domingo, 9, às 9h, no centro social do Assentamento.

O objetivo é apresentar as atividades desenvolvidas na incubadora e as perceptivas de crescimento baseado no princípio da economia de comunhão. Assim, a equipe do projeto almeja integrar mais pessoas à incubadora e a produção agroecológica. "A proposta é que os bolsistas sejam os protagonistas, aplicando de forma prática os conceitos aprendidos em sala de aula”, ressalta a coordenadora do projeto, Adriana Alvarenga.