Premiação aos atletas marca conquista da Ufal em várias modalidades desportivas

Durante a solenidade o pró-reitor estudantil Pedro Nelson Bonfim anunciou a criação do Programa Bolsa Atleta, destinada a alunos dos três campi

03/06/2013 11h45 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h31
Coordenadora Leonéa Santiago com os atletas campeões da Ufal

Coordenadora Leonéa Santiago com os atletas campeões da Ufal

Diana Monteiro – jornalista

“Precisamos entender o esporte como algo fundamental para a vida e mesmo sabendo que ainda temos um caminho enorme para percorrer, temos que superar os desafios”, disse o reitor Eurico Lôbo,  parabenizando o desempenho dos atletas participantes da competição estadual dos Jogos Universitários (JUAS 2012), que resultou para a Universidade Federal de Alagoas, além de diversas medalhas, 17 troféus pelo êxito em várias modalidades desportivas.

A solenidade de premiação, realizada na última terça-feira, 28, teve como local o auditório Nabuco Lopes e foi conduzida pela professora Leonéa Santiago, do curso de Educação Física da Ufal e responsável pela Gerência de Esporte criada pela Pró-reitoria Estudantil (Proest) para o estímulo e investimento na área. Leonéa destacou o incentivo que a gestão da Universidade Federal de Alagoas vem dando ao esporte com incentivos nessa área e citou o Laboratório de Ensino do Núcleo, do curso de Educação Física que agrega 11 atividades físicas e sua importância para a formação acadêmica e profissional dos alunos.  

Durante a premiação, o pró-reitor Pedro Nélson Ribeiro parabenizou os atletas campeões pelo esforço e empenho e anunciou que dentro de poucos dias será lançado o edital para o Bolsa Atleta, criado para motivar e estimular a prática de esporte no âmbito da instituição. A Bolsa Atleta consiste em mais um investimento nessa área, à exemplo do futuro Parque Esportivo no Campus A. C. Simões, em Maceió.

Destaque

A premiação aos atletas destacou a instituição  nas seguintes modalidades esportivas: Campeã do Jogos Universitários  2012 do Futsal Masculino; e no Beach Soccer Masculino:  campeã do Brasileiro Universitário  (I e II Beach Games) e Campeão do II Festival Universitário Esporte - Campeão 2013.  No Futsal Feminino foi a vice-campeã do JUAS 2012, onde também obteve  o vice-campeonato no Basquete Feminino e no Basquete Masculino. No Handebol Masculino foi campeã da Copa Guerreiros das Alagoas (2013); vice-campeã do Brasileiro Universitário II (Handbeach – II) em Porto Seguro - BA

Na modalidade Handebol Feminino a Ufal foi a campeã dos JUAS 2012 e nos seguintes eventos:  Campeã da Liga do Desporto Universitário – Norte/Nordeste(2011) e do II Festival Universitário Campeão 2013; vice-campeã do JUAS 2012; vice-campeã do Brasileiro Universitário (I Beach Games –em Maceió – 2011); 3º colocado no (JUBS 2012 – Foz do Iguaçu); Campeã do Brasileiro Universitário (II Beach Games 2012)  em Porto Seguro (BA); vice campeã da XI Copa Guerreiros das Alagoas 2013; Campeã do II Festival Universitário Esporte Campeão 2013.

Campus do Sertão destaca-se no JUAS 2012

Também participou da solenidade a equipe de atletas representante do Campus do Sertão (sede Delmiro Gouveia) que obteve o vice-campeonato estadual da modalidade Tae Kwon Do no JUAS 2012. Além de medalhas, a equipe levou para a sede um troféuUm destaque para a aluna Shirlem Araújo, que foi a campeã feminina na categoria  até 53 quilos. Faixa preta na modalidade ela também é campeã do Norte Nordeste na técnica de movimentação conhecida no Tae Kwon Do como “poomse”. Shirlem foi também selecionada para o Campeonato Brasileiro promovido pela Federação de Tae Kwon Do, a se realizar em setembro, com data e local ainda a serem definidos.

Shirlem Araújo é estudante do curso de Pedagogia de Delmiro Gouveia e pratica a modalidade há 6 anos, na única academia da cidade. Natural do município, ela disse ter iniciado a prática de esporte com karatê. “Despertei depois para o Tae Kwon Do, que é uma arte sul-coreana e como aluna da Ufal, tive pela primeira a oportunidade de participar de um campeonato para a modalidade”, disse Shirlem destacando ter sido fundamental o apoio da instituição na competição. Ela ministra aula na Academia Derion Rwa (Luta de Fogo) para crianças de 6 a 12 anos de idade e ressalta o apoio da família para a prática do esporte.

Integraram também equipe de Tae Kwon Do Campus do Sertão os seguintes atletas: Emanoel Firmino, Anderson Sandes, Rafael Gomes, Zenilton Rocha, Sérgio Mendes, Lucas Mendonça, Lucas Azevedo, Lucas Viana, Emerson Máximo, Vagner Lucas e Iran Leandro Ferreira. Todos treinam na mesma academia e consideram o entrosamento  importante para os bons resultados da equipe, assim como para a consolidação da prática da modalidade que faz bem a saúde mental e física. Além do condicionamento físico, o Tae Kwon Do proporciona auto controle, disciplina  e concentração, dentre outros benefícios.

“É uma grande honra levar para o Campus do Sertão e para a comunidade acadêmica esse resultado do JUAS 2012 e a Ufal foi fundamental em todo esse processo da competição estadual”, disse  o atleta Anderson Sandes, do curso de Pedagogia, que há três anos pratica a modalidade em até 58 quilos, onde é faixa dourada. Para o atleta Emanoel Firmino do curso de História, faixa verde na modalidade, categoria até 58 quilos, é preciso ampliar a prática do esporte para os demais colegas. “É importante abrir novos caminhos entre educação e esporte para que caminhem juntos”, frisou Anderson que treina há 3 anos a arte sul-coreana.

Participar pela primeira vez de um campeonato na modalidade é na opinião de Zenilton Rocha,  fruto do apoio da Ufal, e o êxito obtido no JUAS 2012, segundo ele, demonstra   a capacidade  do Campus do Sertão de competir e conquistar vitórias. “Treino Tae Kwon Do para dar exemplo aos 270 jovens carentes na faixa etária de 7 a 13 anos, que são assistidos pela Fundação Garagem Hip Hop de Delmiro Gouveia. A fundação desenvolve vários projetos voltados a atividades físicas, como Dança de Rua e Ginástica na Praça”, diz o atleta, que preside a ONG, é estudante do curso de Engenharia Civil e está há 10 meses praticando a modalidade. Zenilton é faixa dourada na categoria até 68 quilos.

Para o atleta vice-campeão Rafael Gomes, também do curso de Engenharia Civil, os princípios da arte marcial oportunizam por em prática uma filosofia de vida. Ele treina há 6 anos a modalidade, onde é faixa azul, na categoria até 78 quilos  e destacou também o empenho da equipe e o apoio para a conquista do vice-campeonato no JUAS 2012.

Dificuldades

Sabendo que há um futuro a desbravar, a equipe de premiados do Campus do Sertão diz que uma das maiores dificuldades para a consolidação da arte como modalidade esportiva é a falta de apoio e de valorização à prática que tem grande benefício para a saúde física e mental do ser humano. “Em Delmiro Gouveia a Academia Derion Rwa (Luta de Fogo), que existe há 10 anos, tem preparado atletas competitivos, mas por falta de apoio nunca promoveu campeonatos, mesmo com projetos implantados e consolidados. A participação e resultado obtido no JUAS 2012 representa para nós um salto qualitativo na modalidade esportiva que  abraçamos como filosofia de vida”, destacam os atletas sertanejos.