Ifal Arapiraca é reconhecido por desempenho na OBFep

Instituição obteve melhor desempenho de Alagoas na competição voltada para escolas públicas

14/06/2013 12h45 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h31
Equipe do IF responsável pelas olimpíadas de Física parabenizam participação do Ifal

Jhonathan Pino - jornalista

Nessa quinta-feira, 13, o Campus Arapiraca do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) recebeu do Instituto de Física (IF), da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), uma placa e medalha pelo desempenho obtido nas Olimpíadas Brasileiras de Física das Escola Públicas (OBFep). A premiação foi resultado da conquista de duas medalhas de ouro por dois de seus alunos de Ensino Médio.

Conforme José Leandro Gomes, professor de Física do Ifal, é a primeira vez que o corpo docente do Campus é homenageado pela OBFep. Ele lembra que apesar de fundada em 2010, a Unidade conseguiu obteve uma medalha de ouro e outra de prata neste ano, número maior que o Campus de Maceió. Ao todo, a instituição abocanhou as cinco medalhas obtidas pelo estado nas Olimpíadas deste ano.

No Campus Arapiraca nós temos grupos de estudos preparatórios para as Olimpíadas Brasileiras de Física [OBF] e para a OBFep. Durante todo o ano, os alunos assistem a três horas de aulas semanais”, relata Leandro. Além dele, outros professores, Tiago Cordeiro e Adriano Lobo, orientam os interessados em participar das competições na área.

No último ano, cerca de 20 estudantes participaram das aulas preparatórias em Arapiraca, mas nem todos puderam fazer as provas das Olimpíadas. “As etapas são realizadas em Arapiraca, nas tardes de sábado, entretanto, como muitos dos alunos são de cidades circunvizinhas e dependem do transporte fornecido pela prefeitura, acabam não participando dos eventos, pela falta do transporte no sábado”, explica Leandro.

Sobre a OBFep em Alagoas

A OBFep foi criado em 2010 como forma de incentivar professores e estudantes de escolas públicas a aumentar o interesse pela Física. Ela é organizada, à semelhança da OBF, numa parceria entre o CNPq e a Sociedade Brasileira de Física (SBF). Nas duas competições, alunos a partir do 9º ano do Ensino Fundamental e do Educação de Jovens e Adultos (EJA) podem participar.

Em Alagoas as duas olimpíadas são organizadas pelo Instituto de Física. Há 14 anos o professor Kleber Serra coordenada o OBF e a partir deste ano ficará responsável apenas pela OBFep, que tem início dia 4 de agosto. Os alunos passam por duas etapas e aqueles que atingirem a nota de corte determinada pela coordenação nacional, são reconhecidos com medalhas.

Conforme Danúzia Campos, integrante da coordenação estadual das olimpíadas, a realização desses eventos não é só de premiação dos melhores alunos. “Nos reunimos com as lideranças locais, como prefeitos e secretários, para que sejam estimulados a incentivar a inserção das escolas públicas no OBFep. Além disso, são desenvolvidos mecanismos com ex-alunos do IF para que se trabalhe a motivação de seus alunos, preparando-os para as Olimpíadas”, disse Danúzia.