Feira de frutas estimula comunidade acadêmica a buscar hábitos saudáveis

Parceria entre feirantes do Conjunto Graciliano Ramos e Faculdade de Nutrição promove feira educativa

14/06/2013 12h33 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h31

Myllena Diniz – estudante de Jornalismo

Na segunda-feira, eu começo a dieta!”, quem nunca ouviu essa frase? A maioria das pessoas deseja manter o corpo no peso adequado e atingir mais qualidade de vida. Para isso, o primeiro passo é seguir dieta alimentar equilibrada e rica em nutrientes. Na próxima segunda-feira, 17, o projeto de extensão Feijão com Arroz (FCA), da Faculdade de Nutrição (Fanut) da Universidade Federal de Alagoas realiza a Nutrifeira Desfrutar – Saber e Saúde, das 8h às 12h, no Campus A. C. Simões, em Maceió.

Em parceria com a Associação das Mulheres Moradoras do Conjunto Graciliano Ramos e feirantes da mesma região, equipe coordenada pela professora Sandra Vasconcelos monta feira educativa próxima à Tenda Estudantil. A iniciativa é do FCA, projeto que integra o Laboratório de Nutrição em Cardiologia(Nutricardio), também sob a coordenação de Sandra Vasconcelos. O grupo, formado por acadêmicos da graduação e da pós-graduação em Nutrição, tem como objetivo incentivar a comunidade universitária ao consumo de frutas e à alimentação saudável.

A atividade conta com três tendas para exposição e venda de frutas variadas. A organização da Nutrifeira, liderada pela estudante Rafaela Costa, informa que todos os alimentos expostos estarão devidamente higienizados e adequados ao consumo imediato. Além disso, as frutas serão acompanhadas de informe técnico sobre seu valor nutritivo - calorias, vitaminas, minerais, fibras e outras informações - e da sua importância nutricional.

De acordo com Sandra Vasconcelos, a ação é uma estratégia para tornar fácil o acesso a alimentos ricos em nutrientes. “Atualmente, há pouca disponibilidade de alimentos nutritivos e de baixa densidade calórica na universidade. A missão do Nutricardio é modificar esse cenário e desenvolver ações de ensino, pesquisa, extensão e assistência, para promoção da alimentação saudável e prevenção de doenças cardiovasculares”, destacou.

No espaço, também será montada estrutura de apoio para avaliação especializada da dieta atual dos transeuntes do Campus. As análises serão feitas por meio de entrevista e aferição de medidas de peso, altura e circunferência da cintura. O intuito é avaliar o estado nutricional dos visitantes, suas dietas e padrões alimentares.

Com o mote “Já comeu uma fruta hoje? Venha desfrutar sabor e saúde na Nutrifeira”, equipe especializada estará à disposição de todos que tiverem interesse em iniciar uma vida saudável, durante toda a manhã.