Ciência sem Fronteiras: Programa Fulbright orienta estudantes que vão para os Estados Unidos

Alexandre Prestes, diretor da Comissão Fulbright no Brasil, realizou uma palestra de esclarecimento na manhã de 13 de junho, no auditório da Reitoria

14/06/2013 12h10 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h31
Estudantes assistem palestra

Tayane Barreto – estudante de Jornalismo

Os estudantes contemplados com bolsas de graduação sanduíche e os que estão em processo de inscrição no Ciência sem Fronteiras (CsF) participaram de uma palestra realizada no auditório da Reitoria, na manhã desta quinta-feira, 13. A atividade foi conduzida por Alexandre Prestes, diretor da comissão Fulbright no Brasil, com o apoio da Assessoria de Intercâmbio Internacional (ASI) da Ufal, e teve o objetivo de auxiliar os alunos quanto a ida para os Estados Unidos (EUA).

Além da apresentação sobre o Fulbright, Alexandre deu explicações quanto ao Toefl, teste de proficiência da língua inglesa para estudantes estrangeiros. Em seguida, recolheu os e-mails dos presentes para que eles possam fazer esse teste gratuitamente, por meio do programa Ingles sem Fronteiras (IsF). “Eu aconselho que vocês estudem bastante para fazer o Toefl, mesmo que já tenham conhecimento suficiente de inglês, porque quanto maior a nota nesse teste mais oportunidades vocês terão”, incentivou o diretor.

Também foi mostrado o passo a passo dos inscritos, como deve ser a homologação da candidatura, a experiência acadêmica nos EUA, a participação em classe e deu dicas de como chegar e se adaptar lá. Os alunos ainda dispuseram de tempo para esclarecer suas dúvidas quanto ao CsF. “Toda comunicação do programa Fulbright é feita pela internet, através de e-mails, então isso é muito importante para haver uma relação presencial com os funcionários envolvidos, por que os alunos podem tirar suas dúvidas pessoalmente”, enfatizou o professor José Niraldo de Farias, assessor de intercâmbio internacional da Ufal.

A estudante de Design, Tamires Santos se interessou pela apresentação. “A maioria das informações que eu vi aqui tem no edital, mas o fato de ser presencial foi mais interessante porque teve o espaço para as perguntas. Também teve a questão do Toefl, que esclareceu muitas dúvidas e o fato de os estudantes poderem fazer esse teste gratuitamente, que já é uma ajuda muito grande”, comentou.

O professor Niraldo destacou ainda a importância do Fulbright. “Esse programa é o mais arrojado, mais consolidado e tem um maior suporte financeiro do governo federal. É importante para a internacionalização das universidade, sobretudo a Ufal, para o crescimento da experiencia dos alunos fora do país e também para que eles adquiram conhecimento em língua estrangeira”, completou.

Fulbright

O Programa de Intercâmbio Educacional e Cultural do Governo dos EUA, conhecido como Programa Fulbright, tem como principal objetivo ampliar o entendimento entre a sociedade norte-americana e de outros países. Através dele são oferecidas bolsas de estudos para estudantes de pós-graduação, professores e pesquisadores a fim de permitir uma real integração cultural e educacional entre as nações.

Ciência sem Fronteiras

O Ciência sem Fronteiras é um programa governamental que oferece bolsas de estudo no exterior e mantém parcerias em 35 países. Tem como objetivo promover a mobilidade internacional de estudantes e pesquisadores e incentivar os jovens universitários a participarem de pesquisas. Novas chamadas de graduação sanduíche para 2014 estão abertas até dia 8 de julho. A graduação sanduíche é a modalidade de ensino superior na qual o estudante faz parte dos seus estudos em uma instituição estrangeira.