Campus do Sertão promove nivelamento para feras das Engenharias

Calouros podem revisar conteúdos de matemática e ampliar contato com docentes e discentes veteranos

14/06/2013 11h33 - Atualizado em 02/05/2024 às 16h01
Feras podem participar de variada programação até o sábado, 22.

Deriky Pereira - estudante de Jornalismo

Os feras das Engenharias Civil e de Produção do Campus do Sertão da Universidade Federal de Alagoas vão participar, até o próximo sábado, 22, da primeira etapa do Curso Introdutório de Matemática para Engenharia (Cime). O curso é promovido pelo PET Engenharias e pelo programa Aperfeiçoando Cursos e Originando Elos Socioambientais (Ações) e é coordenado pelos professores Adeildo Amorim e Bruna Rosa, tutora do PET.

Segundo a professora, o curso tem como objetivo aumentar as chances de aprovação dos graduandos nas disciplinas a serem ministradas no decorrer do semestre com forte embasamento em Matemática. “Na primeira etapa do Cime, os estudantes que estão ingressando na universidade têm a oportunidade de revisar conceitos de Matemática do ensino médio. Já na segunda etapa, eles participam de uma aula de Introdução ao Cálculo, disciplina lecionada ao longo do semestre”, explicou Bruna Rosa.

A professora reforça ainda que o curso beneficia aos instrutores e a importância do contato de quem está chegando com quem já está presente. “Desenvolver a capacidade pedagógica, estimular a busca de novas tecnologias no processo de ensino-aprendizagem e melhorar o desenvolvimento de apresentações gráficas são alguns dos benefícios para os instrutores. Sem contar que os feras, inclusive, ampliar o contato com os docentes e os alunos veteranos do curso, isso é bom”, ressaltou.

Outras atividades integradoras

Além do Curso Introdutório de Matemática, o PET Engenharias desenvolve outras atividades integradoras, que proporcionam aos feras um primeiro contato com a futura profissão. “Como exemplo, na próxima semana, os feras vão ter a oportunidade de visitar a Exposição de Engenharia e Tecnologia (Etec), que tem o objetivo de divulgar tecnologias confeccionadas pelos alunos do PET e do AÇÕES, além de uma Oficina sobre o uso do software Geogebra”, explicou Bruna Rosa.

Outras oficinas para os feras das Engenharias Civil e de Produção também serão realizadas: Oficina de Confecção de Protótipos de Pontes de Papel (para Engenharia Civil) e Oficina Prática de Linhas de Produção (Engenharia de Produção). “Além dessas atividades, haverá uma Competição com as pontes construídas pelos feras na oficina, onde será vencedora a equipe que construir a ponte com maior capacidade de carga”, concluiu a professora.