Arquitetura aborda estratégias para aliar conforto e sustentabilidade

A preservação do meio ambiente foi o foco dos debates na décima primeira edição do Ciclo de Palestras promovido pelo Laboratório de Conforto Ambiental

07/06/2013 11h56 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h31

Lenilda Luna - jornalista 

São os arquitetos que desenham os contornos das cidades e avaliam a melhor forma de aproveitar a luz e a ventilação natural em ambientes, com o propósito de economizar energias que se renovam com cada vez mais dificuldade nos grandes centros urbanos. A questão ambiental hoje faz parte da preocupação dos profissionais da área e isso ficou manifesto nos debates realizados no final de maio, durante o XI Ciclo de Palestras promovido pelo Laboratório de Conforto Ambiental da Universidade Federal de Alagoas, realizado na Casa da Indústria. Com  casa  cheia,  o  evento  contou  com  a  presença  de  estudantes  e  profissionais  dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Design de diversas instituições do Estado. 

O Laboratório de Conforto Ambiental ( LabConf)  abriga  três  grupos  de  pesquisa: o Grupo  de Estudos em Conforto Ambiental (Geca), fundado em 1992, o Grupo de Estudos da Atmosfera Climática Urbana (Gatu), fundado em 2010, Grupo de Estudos do Ambiente Sonoro (Geas), fundado em  2012. "Estes  grupos  desenvolvem  pesquisas  nas áreas  de  desempenho térmico,  ventilação, iluminação natural, eficiência energética, clima urbano e acústica arquitetônica e urbana", informa Déborah Musallam, bolsista do laboratório. 

Desde  2002,  o  Geca  realiza  Ciclos  de  Palestras, reunindo pesquisadores e estudantes de arquitetura, preocupados em inovar e aliar desenvolvimento urbano com qualidade de vida. "O estudos dos grupos e as palestras realizadas durante o ciclo abordam  temáticas  que  se relacionam diretamente  com essas linhas  de  atuação  e  reflexão. Este  ano  o grupos de estudo focalizaram o tema j“Arquitetura, Design e Conforto Ambiental”. 

No primeiro dia de palestras, contou com a presença da professora Iolita Marques de Lira, especialista do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), que falou sobre  “Cores e novas tecnologias na arquitetura e design”. Também esteve presente o designer Jorge Vieira, criador da primeira bicicleta  de  bambu  do Brasil, que falou sobre  o  uso  sustentável  do  bambu e  suas aplicações  na arquitetura e design. 

No segundo dia de evento, o público conferiu as palestras a arquiteta Selma Bandeira, que falou sobre “Materiais de revestimento para arquitetura e design”, e do professor Dioclécio Moreira Camelo, da Universidade Federal do Paraná, pós-doutorado pela Universidad Politécnica de Valencia (Espanha), que abordou o tema “Design Sustentável, novos caminhos”. A  última  palestra  foi  proferida  pelo  arquiteto  Hugo  Clemente,  ex-integrante  do  Grupo  de Estudos em Conforto Ambiental, representando o escritório Angeli.Leão Arquitetura+Design, que  abordou  a  prática  profissional  de  arquitetos  e  designers  com  o  conforto  ambiental.