Centro Acadêmico de Biologia e Instituto de Geografia e Meio Ambiente realizam semana do meio ambiente

A Pró-reitoria de Gestão de Pessoas vai participar da programação lançando uma campanha de coleta de pilhas e o NTI apresenta o descarte de "lixo" eletrônico

31/05/2013 08h50 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h31

Lenilda Luna - jornalista 

Questões como sustentabilidade, energias renováveis e a busca de relações mais harmônicas e menos degradantes entre o homem e a natureza já fazem parte das reflexões cotidianas de milhares de pessoas nesse século XXI. Os riscos ambientais despertaram uma consciência maior sobre a necessidade de buscar soluções urgentes para a proteção do nosso planeta. 

Mas, embora essas temáticas façam parte da agenda diária, em especial no dia 5 de junho quando é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente, elas vêm a tona com mais ênfase. A data foi estabelecida pela Assembleia Geral das Nações Unidas, em 1972, quando a Conferência de Estocolmo aprovou o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente. 

Programação no campus 

Na Universidade Federal de Alagoas, a Semana do Meio Ambiente será comemorada pelo Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente (Igdema) que realiza o seminário com o tema "Universidade, Meio Ambiente e Sustentabilidade",  no auditório do Igdema, no dia 5 de junho, a partir das 9h. 

Logo após a abertura, acontece a mesa- redonda com a participação de Arthur Tavares, que fala sobre " Ferramentas para análise e sustentabilidade ambiental", Karina Ribeiro Salomom, do Programa de Pós-graduação, com o tema "Aproveitamento de resíduos para geração de energia", Rochana Campos, que vai expor sobre "Geologia no enfoque ambiental", José Vicente Ferreira Neto falando sobre "Sociedade Sustentáveis" e Wlisses Gomes Cortez Lopes, do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, que fala sobre "Catinga e Sustentabilidade". 

O Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) também participa desta programação para relatar uma experiência: Kleymerson Lins vai apresentar o centro de descarte de equipamento de TI da Ufal. Outra iniciativa da universidade para colaborar com a preservação do meio ambiente será apresentada pela Pró-reitoria de Gestão de Pessoas e do Trabalho, com o projeto de coleta de pilhas usadas, como parte do Programa de Gerenciamento de Resíduos da Ufal, em fase de elaboração.  

Estudantes de Biologia realizam a 2ª Semana de Meio Ambiente 

Já o Centro Acadêmico de Biologia promove pela segunda vez a Semana do Meio Ambiente. "O objetivo é aprofundar temáticas que são menos discutidas em sala de aula, como uma forma de complementar a formação acadêmica", explicam Ana Cecília Marques e Steófanes Candidos, estudantes de Biologia. 

Durante a segunda-feira, dia 3 de junho, pela manhã e a tarde, será realizado o credenciamento. À noite será feita a abertura com palestra do professor Fabiano Duarte, do Ifal, e do integrante do Espaço Socialista, Jonatas Abisalão, que vão falar sobre o tema "A quem pertence à ciência? – O Caráter da Produção Científica e da Educação Ambiental na Atualidade”. 

Na terça-feira, 4, o ambientalista Anivaldo Miranda vai falar sobre o "Histórico da Degradação Ambiental no Brasil e em Alagoas". A palestra seguinte será do professor Márcio Efe, do ICBS, sobre "O papel do profissional da Área Ambiental na conservação do Meio Ambiente". À noite, o palestrante será o professor Artur Bispo, que fala sobre produção científica.  

Na quarta-feira, 5, pela manhã, serão realizados minicursos sobre Etnobilogia,  Agroecologia,  Animais Selvagens e Animais Marinhos. Durante a tarde, os temas dos minicursos são métodos de pesquisa comportamental, jogos didáticos, ambientes costeiros e educação ambiental. à noite, será realizada uma mesa de debate com o tema "Histórico e Caráter da Educação Ambiental no Brasil e em Alagoas", com os professores Clayton e Thayse Melo.  

A programação prossegue na quinta-feira, 6, com apresentação de experiências de ONGs e uma feira de exposição. À noite tem debate sobre "Mídia X Meio Ambiente". Já na sexta-feira, 7, será a mesa de encerramento, com o tema "Preservação  SocioAmbiental: Da Teoria Crítica à Práticas Concretas".

Mais informações no blog http://semanadomeioambienteufal.blogspot.com.br/