Quinta Sinfônica apresenta peças da Broadway

Concerto acontece no dia 25 de abril, no Teatro Deodoro

17/04/2013 09h55 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h30

Renata Menezes - estudante de Jornalismo

Na quinta, 25 de abril, a Universidade Federal de Alagoas, em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura e Diretoria de Teatros do Estado de Alagoas (Diteal) promovem a apresentação do projeto Quinta Sinfônica, onde a Orquestra Sinfônica Universitária executará músicas eruditas brasileiras e temas famosos de musicais da Broadway, a partir das 20h, no Teatro Deodoro. A entrada para o concerto é gratuita e os ingressos devem ser retirados na bilheteria do teatro a partir das 14h do dia 25.

O concerto será regido pelo maestro Alípio Martins e terá início com as Cantigas Brasileiras do instrumentista Gilberto Gagliardi. Logo após, será executado o primeiro movimento da peça n. 5 das Bachianas Brasileiras, de Heitor Villa-Lôbos, a mais conhecida do autor, com a presença de Abel dos Anjos, solista sax soprano.

A apresentação dos temas de musicais da Broadway inclui os arranjos feitos por Bruche Chase e se inicia com a Symphonic Reflections, que conta com as músicas “Superstar”, “Don’t cry for me, Argentina”, “King Herod’s song”, e “Memory”. Em seguida, a Orquestra apresentará a “Broadway Tonight”, com a execução das músicas “Everything’s coming up roses”, “Soon it`s gonna rain”, “My favorite things”, “Try to remember”, “That’s”, “Entertainment” e “People”.

O concerto terá encerramento com a “Rhapsody in blue”, composição eclética de George Gershwin que une elementos da música erudita e do jazz. A peça contará com o solista de piano Manoel Vieira Junior.

As apresentações do projeto Quinta Sinfônica acontecem sempre na última quinta-feira de cada mês no Teatro Deodoro. Em maio, a apresentação acontecerá no dia 30, quando a Orquestra executará a 5ª Sinfonia de Beethoven.

Quinta Sinfônica

O projeto surgiu em 2011, idealizado pelos integrantes da Orquestra Sinfônica Universitária, com o objetivo de oferecer ao público alagoano um novo espaço para fruição de música clássica e, assim, estimular a fruição desse gênero musical. A iniciativa é uma realização conjunta entre a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), a Secretaria de Estado da Cultura (Secult/AL) e a Diretoria de Teatros do Estado de Alagoas (Diteal).