Edufal lança nova marca em comemoração aos 30 anos

Logotipo traz uma página em movimento simbolizando o conhecimento adquirido pela leitura

16/04/2013 12h35 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h30

Redação Ascom

A Editora da Universidade Federal de Alagoas (Edufal) lança a nova marca, para estampar em suas publicações a partir de 2013. A mudança acompanha as comemorações do aniversário de três décadas de existência , a ser festejada em 5 de outubro deste ano.

A marca traz em seu design a representação de uma página em movimento que simboliza o motivo principal da existência da Edufal: a disseminação do conhecimento, e também a nova fase que a editora vivencia, sob a direção da professora Maria Stela Torres Barros Lameiras. O ícone da página em movimento foi idealizado pela bolsista do Curso de Design, Bibiana Melo, a partir de uma frase dita pela professora Stela, em conversa informal sobre os rumos da editora: O prazer de virar a página e descobrir novos caminhos. Com esse conjunto, surgiram outras opiniões, conseguindo chegar a um resultado obtido coletivamente.

Desde sua criação, em outubro de 1983, a Edufal contribui com a sociedade acadêmica  na divulgação do saber científico, com a edição e publicação de obras. Hoje, com mais de setecentas publicações em seu acervo, a editora se consolidou, tornando-se peça fundamental para o desenvolvimento da Universidade e do conhecimento científico no Estado. "A presença de uma Editora dentro da Universidade é necessária, porque divulga o conhecimento científico dentro da própria instituição e, ao mesmo, tempo possibilita a troca de conhecimento com outras Instituições de Ensino Superior", afirmou Stela Lameiras.

Além da mudança da marca, a Edufal traz outra novidade para 2013, a sexta edição da Bienal do Livro em Alagoas. O evento acontecerá entre os dias 25 de outubro e 3 de novembro. Com um público estimado em duzentas mil pessoas, o objetivo é produzir um evento que corresponda às expectativas e mantenha o mesmo padrão de qualidade das outras edições. "O sentimento com relação à Bienal é de muito compromisso e muita responsabilidade. Por ser um evento que extrapola o âmbito da Universidade, pode até assustar um pouco mas, ao mesmo tempo, é um espaço de atuação acadêmica com um compromisso social, o que revela a grandeza do empreendimento, conclui a diretora.