Ebserh divulga nota de esclarecimento à comunidade universitária

17/04/2013 12h13 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h30

Ascom Ebserh

A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) em nota reforça à comunidade universitária  que sua atuação na gestão dos hospitais universitários federais garante  que  os serviços prestados permanecerão integral e exclusivamente no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), conforme  contrato firmado com  os HUs.

A nota de esclarecimento é devido ao plebiscito promovido esta semana pela Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico - Administrativos em Instituições do Ensino Superior Públicas do Brasil (Fasubra ) e pelo Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes –SN), contrários a gestão da Ebserh junto aos Hospitais Universitários de todo o país.

A nota emitida reforça também a garantia e preservação da autonomia universitária, conforme  a Lei nº  12.550/2011, que  criou a Ebserh, permanecendo os Hospitais Universitário espaço de atividades de ensino, pesquisa e extensão. A nota destaca ainda a recomposição e regularização da força de trabalho voltadas à contratação de profissionais por meio de concursos públicos e vinculação dos trabalhadores ao regime da Consolidação das Leis de Trabalho (CLT).

Reiterando o compromisso com a prestação de um serviço público de qualidade ao cidadão, a a Ebserh esclarece e reforça que  é uma empresa pública, diretamente vinculada ao Ministério da Educação (MEC), constituída 100% por recursos públicos e submetida ao controle dos órgãos públicos. Portanto, sendo inviável a terceirização ou privatização dos serviços de saúde  prestados pelos HUs à sociedade.

Veja aqui a nota completa