Curso de nivelamento prepara feras das Engenharias

Calouros revisam conteúdos de Matemática e participam de atividades de integração

09/04/2013 18h55 - Atualizado em 02/05/2024 às 16h01
Feras das Engenharias conhecem instalações do Ctec

Myllena Diniz – estudante de Jornalismo

O Centro de Tecnologia (Ctec) não abre mão da tradição. Na segunda-feira (8), teve início mais uma semana de nivelamento para os calouros das Engenharias Civil, Química, Ambiental e de Petróleo. As atividades ocorrem anualmente e contemplam os alunos com revisão dos assuntos de Matemática presentes na grade curricular do ensino médio. Durante a manhã, os feras foram recepcionados pelos professores e pelo diretor da unidade acadêmica, João Carlos Barbirato. Além disso, participaram de palestra sobre Economia Alagoana, com o professor Cícero Péricles.

Depois de receberem as boas-vindas dos veteranos e do corpo docente, em cerimônia realizada no auditório do antigo Csau, os calouros das engenharias foram apresentados aos seus respectivos cursos. Em salas separadas, os alunos receberam orientações sobre projeto pedagógico da graduação, linhas de pesquisa, projetos de extensão, grupos de estudos, centro acadêmico e demais assuntos fundamentais para a vida de qualquer universitário.

As atividades de nivelamento consistem em série de aulas ministradas por veteranos, palestras, dinâmicas, gincanas, visitas aos laboratórios e trote. O objetivo é a familiarização dos calouros ao ambiente acadêmico e a integração entre os estudantes. A programação se estende por toda a semana, com encerramento previsto para a próxima sexta-feira, 12. No último dia, os feras serão submetidos a uma avaliação, que busca avaliar os resultados das aulas realizadas.

O projeto conta com apoio dos centros acadêmicos, dos Programas de Educação Tutorial (PETs), do Programa Especial de Capacitação Discente (PEC) e das empresas juniores de cada curso. De acordo com Nathalia Amorim, integrante do PET Civil, o nivelamento é um estímulo para os calouros. “Aqui, os feras têm a oportunidade de relembrar assuntos do Ensino Médio. Esses conteúdos são importantes para que eles não sintam dificuldades com matérias básicas do curso. Então, o nivelamento serve para que os calouros peguem o ritmo das aulas”, destacou.

Para o professor das Engenharias Ambiental e Civil, Márcio Barboza, o momento também diminui o índice de reprovação nos primeiros períodos das graduações. “O objetivo é reduzir o percentual de reprovação em disciplinas básicas, como Cálculo e Física”, salientou.

A caloura de Engenharia de Petróleo, Mávyla Tenório, salienta outra característica da semana de nivelamento: o contato com outros alunos. “Acho importante nivelar ainda mais nossos conhecimentos. Além disso, outro fator importante é a integração, que é imprescindível para a Engenharia”, avaliou.