Congresso Acadêmico terá vasta programação cultural

Público terá a oportunidade de conferir a apresentação de filmes e performances, além de apresentações musicais e a etapa final do Femufal

08/04/2013 12h15 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h30

Renata Menezes - estudante de jornalismo

O 1º Alagoas Caiite - Congresso Acadêmico Integrado de Inovação e Tecnologia será realizado entre os dias 22 e 27 de abril, no Centro de Convenções Ruth Cardoso, em Jaraguá. Além das palestras e apresentações de trabalhos acadêmicos, a programação conta com diversas apresentações culturais, entre performances, projeção de filmes, oficina de dança afro, exposição de artes visuais e apresentações musicais, além da final do 4º Festival de Música da Ufal 2013. A abertura oficial, no dia 22, às 19h, contará com a apresentação do Corufal que comemora, este ano, 40 anos de existência.

O evento pretende divulgar para a sociedade alagoana os trabalhos que estão sendo produzidos dentro da comunidade científica, visando ao desenvolvimento do Estado de Alagoas. O 1º Alagoas Caiite é realizado pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal) em parceria com outras instituições de ensino como o Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Centro Universitário Cesmac, Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) e Faculdade Integrada Tiradentes (Fits). Conta com apoio do governo do Estado, por meio da Secretaria de Ciência e Tecnologia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) e Imprensa Oficial Graciliano Ramos; Instituto Zumbi dos Palmares (IZP); Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea).

Cinema

O cinema terá espaço garantido durante todos os dias do evento, na sala temática Mangaba, onde haverá a exibição de filmes e debates acerca do tema, das 14h às 18h.

No dia 22, segunda-feira, mais de 15 produções - entre curtas, videoclipes e documentários - serão projetadas, seguidas de um recital de Literatura de Cordel, realizado por Jorge Calheiros. No dia 23, os filmes alagoanos “Um Vestido para Lia”, de Regina Barbosa e Hermano Figueiredo, e “Farpa”, de Henrique Oliveira, serão exibidos durante a mesa redonda “Deslocamentos: a literatura no cinema alagoano”, coordenada pela professora Ana Flávia Ferraz, em que os realizadores estarão presentes para o debate com o público.

Neste mesmo dia, das 17h30 às 20h, Bárbara Pacheco e Luiz Rios, estudantes de Comunicação Social da Ufal, apresentarão a MarginAL - Mostra de Cinema Alagoano de Garagem, realizada sob supervisão do professor Almir Guilhermino. Durante a sessão, que já foi realizada no Museu da Imagem e do Som de Alagoas (Misa), serão exibidos cinco curta-metragens alagoanos realizados com baixo orçamento.

Na quarta-feira, dia 24, o professor David Lopes, do Campus Arapiraca, coordenará Sessão de Cinema Russo, com a exibição dos filmes “Dersu Uzala”, de Akira Kurosawa, e “Solaris”, de Andrei Tarkovsi.

Dia 25, o Cineclube Projeção, da Faculdade Integrada Tiradentes (FITS), realizará o debate “Prática Cineclubista - a relação entre público, cinema e sociedade”, que ainda contará com exibição do filme polonês “Amador”, de Krzysztof Kieślowski. No mesmo dia, o professor Elton Malta Nascimento, do Instituto de Física, coordenará a palestra “A Física do Cinema 3D”, com exibição de filmes e fotografias em 3D.

No dia 26, o Festival de Cinema Universitário de Alagoas, coordenado pelo professor Sérgio Onofre, reapresentará onze produções da Mostra Competitiva da última edição, realizada em novembro de 2012, na cidade de Penedo. Dentre elas, estão os curtas alagoanos “12:40”, de Dário Junior; “Borboletas Delicadas”, de Wladymir Lima e “Hoje tem espetáculo?”, de Leandro Alves.

No sábado, as mostras se encerram com a programação coordenada pelo Sesc, que irá exibir as produções realizadas no Ateliê Sesc de Cinema, projeto que leva oficinas de audiovisual para integrantes da comunidade em geral.

Intervenções urbanas

Quatro intervenções teatrais serão realizadas durante o Congresso: “A Estética do Bispo do Rosário”; “Bancos e Outras Coisas”; “Pulsações” e “Se não for, ninguém nota”. Com o elenco formado por estudantes de Teatro da Ufal, coordenado pelo professor José Acioli Filho, as apresentações serão realizadas em horários e locais inesperados dentro do Centro de Convenções. Além das intervenções, haverá a apresentação do espetáculo de teatro de bonecos “Mungangas e Pantins”.

Artes Visuais

A Pinacoteca Universitária da Ufal e a Galeria de Artes do Cesmac estarão presentes com uma exposição de Artes Visuais no primeiro piso do Centro de Convenções, em frente à entrada do Teatro Gustavo Leite. Na mostra, realizada sob a curadoria de Carol Gusmão, estarão expostos quadros de artistas alagoanos e de outros estados do Brasil.

Festival de Música da Ufal (Femufal)

A final da 4º edição do Festival de Música da Ufal será realizada durante o 1º Alagoas Caiite, nos dias 23 e 24, no Teatro Gustavo Leite, a partir das 19h. No primeiro dia, os músicos finalistas apresentarão suas composições e será lançado o CD com as músicas participantes da terceira edição do evento, realizada em 2012. A festa será encerrada com show do cantor  e compositor Wado. No segundo dia, será divulgado o resultado da competição e show de Chico César, a partir das 21h30. A entrada é gratuita e os ingressos devem ser retirados no dia do evento, a partir das 14h, na bilheteria do Centro de Convenções.