Comemoração aproxima Ufal da Alemanha

Promoção de intercâmbio fortalecerá a internacionalização do conhecimento e da pesquisa visando o desenvolvimento local e regional

16/04/2013 12h53 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h30
Reitor recebe o adido cultural da Alemanha

Diana Monteiro – jornalista

O ano da Alemanha no Brasil para a Universidade Federal de Alagoas será marcado pela promoção da parceria e fortalecimento da instituição alagoana com aquele país europeu para o desenvolvimento de ações em diversas áreas de conhecimento. A aproximação da instituição objetiva a internacionalização do conhecimento, à cooperação científica  e o desenvolvimento local e regional.

Com  essa finalidade, recentemente esteve visitando à Ufal o adido cultural da Alemanha no Brasil  Martin Mahn, do Consulado Geral da República Federal do país, sediado em Recife, para uma reunião com o reitor Eurico Lôbo e vários pesquisadores da instituição.

Na oportunidade Martin Mahn, que também é diretor executivo da Câmara de Comércio Brasil/Alemanha no Nordeste, demonstrou o interesse da parceria também com o Governo do Estado, que desperta o interesse daquele país europeu na indústria química, com concreto potencial de mercado. Falou ainda da importância da instituição em todo o processo de comemoração do Ano da Alemanha no Brasil, que vai de maio deste ano a maio de 2014.

“Represento o Governo Alemão e essa aproximação com a Universidade Federal de Alagoas catalisando o intercâmbio, sem dúvida resultará na internacionalização do conhecimento e da pesquisa”, frisou Martin, que atua também como como adido nas áreas de cultura, imprensa e economia.

O reitor Eurico Lôbo agradeceu a vinda de Martin e destacou a importância do intercâmbio a ser firmado. “O conhecimento não tem fronteiras, nem barreiras, cada um com suas especificidades e ao longo desse ano promoveremos reuniões com  pesquisadores da instituição com esse objetivo”, enfatizou.

Além do assessor de Intercâmbio Internacional da instituição alagoana Niraldo de Farias, participaram também pesquisadores das seguintes áreas: Direitos Humanos, Letras, Educação, Inovação Tecnológica, Engenharia Química, Ciência da Computação e Educação Física.

Encontro de Ideias

Com o lema “Quando ideias se encontram” o ano Alemanha + Brasil 2013-2014”, objetiva ampliar e aprofundar as relações entre os dois países e dar maior visibilidade à cooperação e incentivar novas parcerias. As estreitas relações entre Alemanha e Brasil têm longa tradição e atualmente, os dois países estão unidos numa parceria estratégica para enfrentar os desafios do século 21.

A Alemanha se configura como um país rico em ideias e parceiro criativo para o Brasil. Economia, Cultura, Tecnologia, Inovação, Educação, Ciência, Desenvolvimento Sustentável e Esporte serão alguns dos temas abordados na programação de comemoração.