Chico César é a atração convidada para o encerramento do 4º Femufal

Show gratuito promete agitar circuito cultural da capital alagoana

19/04/2013 14h05 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h30
Chico César é atração convidada para a final do 4º Femufal

Myllena Diniz – estudante de Jornalismo

O 4º Festival de Música da Universidade Federal de Alagoas (Femufal) já passou por Delmiro Gouveia e Arapiraca. Agora, chegou a vez de Maceió receber o festival universitário. Entre os dias 23 e 24 de abril, a capital alagoana será sede da última etapa e da final do evento, respectivamente. Os shows fazem parte da programação do 1º Congresso Acadêmico Integrado de Inovação Tecnológica (Caiite), a ser realizado no Centro de Convenções Ruth Cardoso, no Jaraguá. Wado, Chau do Pife e Chico César são os artistas convidados para o espetáculo.

Em duas noites de apresentações musicais, o Femufal garante programação cultural de peso para os maceioenses. Segundo a coordenadora do festival, Ruth Vasconcelos, a inserção do evento ao Caiite representa a valorização da cultura no ambiente acadêmico. “Unir o congresso ao Femufal foi uma ideia muito interessante, que sinaliza uma gestão que sabe da importância da cultura na formação dos alunos. A vivência universitária está além das salas de aula”, salienta.

A última etapa do evento está prevista para a próxima terça-feira, 23, a partir das 19h. Na ocasião, será lançado CD com as 24 canções apresentadas no 3º Femufal, realizado em 2012. Pelo palco, passarão intérpretes das três músicas vencedoras do festival passado e oito candidatos ao 4º Femufal. Cantor alagoano e ex-aluno da Ufal, Wado encerra a programação da primeira noite do evento em Maceió.

A final do festival acontece na quarta-feira, 24. O instrumentista alagoano Chau do Pife dará início à noite de premiações ao som do pífano, às 19h. O festival chega ao fim com apresentação do cantor e compositor paraibano Chico César, autor de vários sucessos, como “Mama África”.

Chico César reúne em seu currículo prêmios reconhecidos nacionalmente. Em 1995, o cantor foi premiado como Revelação do Sharp. Em 1996, foi eleito melhor compositor pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) e ganhou o Prêmio MTV Music Awards de melhor videoclip de MPB, com “Mama África”. No ano seguinte, a canção “À Primeira Vista” conquistou o título de Melhor Música pelo Troféu Imprensa do SBT. A música "Soberana Rosa" - em inglês "She Walks this Earth" -, composta em parceria com Ivan Lins e Victor Martins, deu ao cantor inglês Sting o Grammy 2001 de Melhor Performance Vocal Pop Masculina. Em 2012, Chico foi indicado ao Prêmio Femsa por melhor trilha sonora, com a peça "As Feiosas”.

Ingressos gratuitos

Os ingressos para as duas noites de festival serão distribuídos gratuitamente na bilheteria do Centro de Convenções. De acordo com Ruth Vasconcelos, será permitida a posse de dois bilhetes por RG. “Os tickets serão disponibilizados no dia de cada apresentação. No dia 23, nós só entregaremos os ingressos para o show daquela noite. No dia 24, a dinâmica será a mesma. Outra recomendação é que cada pessoa tem direito a 2 bilhetes”, explica.

Etapa Arapiraca: festival mobilizou população do Agreste

Na sexta-feira (12), todos os ritmos estiveram reunidos num só palco. O município de Arapiraca foi o local escolhido para a segunda etapa do 4º Femufal e reuniu público de todas as idades na Praça Ceci Cunha. A noite contou com apresentações de oito canções produzidas por acadêmicos da instituição e de artistas convidados. O cantor Júnior Almeida e o grupo paraibano Clã Brasil entusiasmaram a plateia com interpretações de tirar o fôlego.

A segunda etapa do evento contou com torcidas organizadas e manteve a qualidade musical do festival. “Nosso balanço é muito positivo, pela excelente qualidade das apresentações dos participantes do festival e dos artistas convidados. O clima do Femufal é sempre contagiante. Também precisamos ressaltar intensa participação do público, que estava sempre dançando. Essa interação com a comunidade é um acontecimento que tende a se fortalecer. O evento reflete a inserção da Ufal na sociedade”, destaca Ruth Vasconcelos.

Em mais uma noite de festa, a Ufal revelou o potencial artístico de seus estudantes e levou para a população arapiraquense grandes nomes da música brasileira. De acordo com Ruth Vasconcelos, os artistas convidados abrilhantaram o evento promovido pela universidade. “Tivemos showsdeslumbrantes. Júnior Almeida foi incrível e fez um espetáculo harmonioso, alegre. Clã Brasil trouxe clássicos da música nordestina, numa apresentação magnífica. Foi um momento de grande interação com o público”, ressaltou.