Alunos participam da Olimpíada Alagoana de Foguetes

Oficina e competição de foguetes atrai público de todas as idades, alunos dos ensino fundamental, médio e superior

26/04/2013 16h50 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h31
Carlos Argolo orienta alunos durante toda a atividade

Myllena Diniz – estudante de Jornalismo

De 26 a 27 de abril, o 1º Alagoas Caiite será sede da 2ª Olimpíada Alagoana de Foguetes (Oafog). Antes disso, na quinta-feira (25), minicurso de construção de foguetes envolveu alunos dos ensinos fundamental, médio e superior na sala Nise da Silveira para elaboração de brinquedo criativo, seguro e cheio de detalhes.

A Oafog ensina pessoas de todas as idades a construírem foguetes de garrafa PET, por meio de conhecimentos da Física, Química, Eletrônica, Mecânica dos Fluidos, e Aerodinâmica. Nem todos os participantes da Olimpíada estão inscritos no congresso, mas todos os alunos do minicurso ofertado no evento já têm vaga garantida na competição.

O lançamento e a construção de foguetes reais são atividades extremamente caras. No 1º Alagoas Caiite, estudantes de várias idades aprenderam a criar, com material reciclado, um brinquedo rico em ciência. De acordo com o coordenador do projeto, professor Carlos Argolo, as atividades são feitas de forma segura e conforme determinações da lei.

“Aqui, os alunos podem fazer um brinquedo reciclável, sabendo lança-lo adequadamente. Essa é uma brincadeira que exige muitos cuidados. Por isso, também contamos com monitores com alto grau de conhecimento. Inclusive, temos alunos medalhistas de ouro em Matemática auxiliando nas aulas”, reforçou o professor.

Os foguetes  criados no minicurso são feitos com garrafa PET e sem qualquer objeto metálico. Os combustíveis utilizados são inertes e seguros, como água pressurizada, vinagre e fermento ou bicarbonato de sódio, conforme exigência da Mostra Brasileira de Foguetes.

Teoria e prática

As atividades foram além da construção dos foguetes. Antes de partirem para a prática, os alunos tiveram aulas teóricas sobre o material, bem como informações sobre programas e corridas espaciais. Durante a Oafog, serão analisados os conhecimentos práticos e teóricos do candidato, por meio de avaliações que testam os dois segmentos. Os vencedores serão premiados com medalhas e certificados, no próximo sábado, 27.

Estudantes repassam conhecimento

Garrafa de refrigerante, pote de sorvete, fita adesiva, tesoura, estilete, moldes de cartolina e muita vontade de aprender: elementos necessários para realizar uma atividade como essa. Para José Monteiro, aluno de Edificações do Ifal e monitor do minicurso, o objetivo é trocar conhecimento e levar para novas formas de aprendizado para outros jovens.

“Além de ser um jeito diferente de atrair o público jovem e aplicar o que aprendemos em sala de aula, podemos mostrar que muitas coisas só são possíveis com o uso da Física e da Matemática, como o lançamento de foguetes. O interessante é que eu também aprendo nesses momentos”, salientou Monteiro.

Saiba mais sobre a Oafog aqui.