Museu de História Natural está com exposição no Shopping Pátio

Acervo ficará disponível até a próxima quinta, 14, no horário de funcionamento do shopping, das 10h às 22h

12/03/2013 14h55 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h30
Visitantes se surpreendem com acervo do museu

Pedro Barros - estudante de Jornalismo

O Museu de História Natural (MHN) da Universidade Federal de Alagoas apresenta, pela segunda vez, sua Exposição Itinerante ao público alagoano. Desde o último final de semana até a próxima quinta-feira, 14, o Shopping Pátio Maceió está exibindo peças representativas dos ecossistemas locais, como aves, répteis e mamíferos taxidermizados, insetos, fósseis, rochas e minerais. O acervo apresentado tem atraído curiosos de todas as idades.

Os enormes besouros, alguns com mais 10 cm de comprimento e cores vibrantes, despertam o fascínio de quem passa pelo local. Os dentes dos gigantes pré-históricos de Alagoas estão logo atrás desses não tão pequenos seres. Rochas e minerais também são testemunhos de tempos remotos. Aves, mamíferos e répteis taxidermizados representam a fauna local.

José Felizardo, 43, que visitava a exposição com sua neta de 2 anos comenta: "Tem muitas espécies que até existem na nossa floresta hoje, mas que a gente não conhece. É importante a gente conhecer, para preservar o meio ambiente, para dar maior importância". O visitante conta que já ouvira falar do Museu, mas nunca teve oportunidade de ir lá. "Eu parabenizo a atitude dessa equipe vir para um local de circulação como esse. Estão transpondo barreiras".

Segundo o diretor do MHN, Fábio Henrique de Menezes, o objetivo do evento é divulgar a biodiversidade local e os conhecimentos científicos sobre ela, além de aproximar o Museu da sociedade. "São muitas as pessoas que não frequentam os museus por não saberem da sua existência, pela distância ou mesmo por ainda não terem sido despertadas para a importância dessas instituições. Felizmente, de alguns anos para cá, os museus, com bastante criatividade, têm se esforçado para mudar essa realidade, trabalhando na formação de público e fazendo com que a população, de uma forma geral, se aproprie do patrimônio que é de todos", explicou.

Exposição Itinerante

Os expositores móveis do MHN foram inaugurados durante o lançamento do livro Patrimônio Arqueológico e Paleontológico de Alagoas, em setembro de 2012, na sede do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em Jaraguá. Na ocasião, foram expostos fósseis relativos às espécies citadas no livro, como a preguiça gigante e o mastodonte.

De acordo com Fábio Henrique, expor em espaços alternativos tem sido bastante compensador. "Num primeiro olhar, lugares bem diferentes entre si, mas que abrigaram a exposição do Museu de forma muito acolhedora e com resultados fantásticos, visto o número de pessoas que nos visitaram", contou.

A exposição estará aberta durante o horário de funcionamento do Shopping Pátio Maceió, das 10h às 22h. A visita é gratuita. Mais informações no blog do museu.