Educação a Distância participa de implantação de Grupo de Trabalho de Extensão no Campus Arapiraca

GT tem como objetivo promover uma interação entre a Ufal e outros setores da sociedade

27/03/2013 10h45 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h30
Reunião do grupo envolvido nas ações

Roberto Amorim - jornalista

Foi implantado nesta quinta-feira,  21, o Grupo de Trabalho (GT) da Coordenadoria de Extensão e Cultura (Coordex) no campus da cidade de Arapiraca da Universidade Federal de Alagoas. O GT é responsável pelo planejamento, coordenação e implementação das políticas de extensão e das atividades artístico-culturais desenvolvidas sob a forma de programas, cursos e serviços especiais.

A primeira reunião do GT contou com a participação do pró-reitor de Extensão, professor Eduardo Lyra, e do coordenador de Extensão e Cultura do Campus Arapiraca, professor Rafael Arruda, e representantes da extensão nas unidades de Viçosa, Palmeira dos Índios, Penedo e Arapiraca.

Segundo a Política Nacional de Extensão Universitária a extensão "é um processo interdisciplinar, educativo, cultural, científico e político que promove a interação transformadora entre universidade e outros setores da sociedade e deve ser regida pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão".

O professor Eduardo Lyra ressalta que a extensão universitária deve ter compromisso firmado com a transformação social, com a formação acadêmica e com a construção do conhecimento. "A implantação desse GT vai viabilizar uma maior interlocução entre as ações e programas de extensão nas unidades, solidificando as atividades e fazendo surgir novas propostas".

Oferta de Cursos

A Coordenadoria Institucional de Educação a Distância (Cied) da Ufal também participou da implantação do GT tendo em vista o início das atividades de extensão para os alunos de Educação a Distância (EAD) no Campus de Arapiraca e objetivando maior integração de projetos e propostas de extensão. A equipe da Cied foi formada pelo coordenador adjunto Fernando Pimentel, o articulador da Cied no Campus Arapiraca, professor Emerson, o coordenador de Atividades de Extensão, Vitor Lima, e o coordenador do polo Arapiraca, Willams Cristiano.

Para o coordenador adjunto da Cied, o momento foi muito oportuno. "Estamos completando 15 anos de EAD na Ufal e definimos que 2013 seria o ano de novas articulações e aprofundamento de ações e programas de extensão na modalidade a distância. Estar junto da Proex na implantação deste GT é para nós demonstração de articulação e colaboração", explicou Pimentel.

Ele ressaltou ainda, que a Cied pretende começar a ofertar cursos de extensão em Arapiraca, começando com Espanhol para os alunos do curso de Arquitetura. Pimentel reforçou o seminário sobre EAD marcado para o próximo dia 10 de abril, no Campus Arapiraca, e convidou os professores para participar e divulgar o evento.

Após a reunião de implantação, o professor Vitor Lima se reuniu com alguns professores para discutir propostas e já firmou a possibilidade da oferta do curso básico de Gramática para alunos do Campus Arapiraca. Fernando Pimentel aproveitou o encontro para mostrar ao pró-reitor de Extensão as instalações do Polo UAB/Arapiraca, que também está disponível para as ações de extensão da EAD.