Conecte 2013 vai discutir “Inovação em Engenharias”

As inscrições já estão abertas e a programação promete levantar temas atuais contemplando a interdisciplinaridade das áreas da ciência e da tecnologia

26/03/2013 08h25 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h30
Os organizadores falam sobre o evento

Manuella Soares - jornalista

De cara nova! A 7ª edição do Congresso de Engenharia, Ciência e Tecnologia da Ufal, promovido pelo Programa Especial de Capacitação Discente (PEC), foi lançada com novo visual, nova estrutura e uma programação que revela a grandiosidade do evento que, este ano, será realizado em dois dias: 23 e 24 de maio. O tema do Conecte 2013 é “Inovação em Engenharias”, com foco voltado para o interesse das mais diversas áreas, atestando a característica de um evento multidisciplinar.

“O evento cresceu e nós nos preocupamos também com a identidade visual dele. Faremos o Conecte em dois dias porque sentimos a necessidade de mais tempo para as discussões, assim, os participantes podem se integrar mais à proposta do tema”, ressaltou o professor Eduardo Toledo, coordenador docente do PEC. As inscrições podem ser realizadas até o dia 10/05, no site do Coneecte 2013. Mas o prazo limite para submissão de trabalhos encerra em 04 de abril, já que serão pré-avaliados por um comitê científico. Todas as normas para inscrição de autores estão disponíveis no portal do evento.

De acordo com o coordenador discente do PEC, Bruno Permínio, a maioria dos palestrantes já está confirmada e, a programação será enriquecida com nomes importantes que darão suas contribuições nos debates. “Os temas propostos são bem atuais, para despertar o interesse dos participantes. O objetivo é integrar os alunos da iniciação científica e aproximar o ambiente acadêmico da indústria”, destacou Permínio.

Programação atual e integrada

A palestra de abertura, no dia 23 de maio, será ministrada por Eduardo Winter, coordenador de Programas de Pós-graduação do INPI, que vai discorrer sobre o crescimento de pedidos de patentes no Brasil, consequência da grande quantidade de projetos de financiamento de pesquisas. Outra palestra que promete chamar atenção dos estudantes e profissionais, será a ministrada pelo engenheiro Thomaz José Ripper, responsável pelas obras de reconstrução do estádio Maracanã, no Rio de Janeiro, para a Copa de 2014. Ele está confirmado para encabeçar, junto como o engenheiro da Gerdau, Djaniro Álvaro, a sessão técnica intitulada “Inovação em Projetos de Grande Porte na Construção Civil”.

Os debates das sessões técnicas foram pensados de forma a reunir temas que contemplam todas as engenharias, como Civil, Elétrica, Produção, Industrial, Agronômica, Ambiental e Pesca, por exemplo, além de assuntos correlacionados nas áreas de Computação, Matemática, Física e       Química, descentralizando os cursos do Centro de Tecnologia da Ufal. Confira no site todos os palestrantes das sessões e do minicurso Ferramentas de Gestão.

O Conecte 2013 tem apoio institucional das Pró-reitorias de Extensão (Proex) e, Pesquisa e Pós-graduação (Propep). Mais informações sobre o evento podem ser obtidas por meio do telefone (82) 3214-1280, ou no endereço eletrônico contato@conecte2013.com.br.