Estágio curricular propõe abordagens com dependentes químicos

Os alunos do curso de Psicologia da Ufal terão a oportunidade de trabalhar novas metodologias terapêuticas e sociais com usuários dependentes de drogas e seus familiares

19/02/2013 16h50 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h31
Professor Cristóvão vai coordenar o estágio

Manuella Soares - jornalista

O curso de graduação em Psicologia do Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes (Ichca) da Ufal vai ganhar uma nova disciplina na grade curricular a partir do semestre letivo 2013.1, que começa no próximo mês de abril. O Estágio Específico I na área de Dependência Química será um módulo eletivo com carga horária de 60 horas e coordenado pelo professor Cristóvão Félix Garcia da Silva.

De acordo com o docente, a proposta surge como novo campo de inserção dos estudantes de Psicologia da Ufal nas comunidades de Acolhida para dependentes químicos, onde já existe um projeto de extensão em desenvolvimento. “O estágio será realizado nas instituições que prestam assistência aos dependentes e suas famílias, cadastrados na Secretaria de Estado para a Promoção da Paz [Sepaz], em Maceió”, disse Cristóvão.

Entre os objetivos da nova disciplina estão a capacitação e o treinamento acadêmico de psicologia para lidar com a questão da dependência química em toda a abrangência biopsicossocial; propiciar reflexão crítica sobre prevenção, diagnóstico, tratamento e reinserção social; e trabalhar com as equipes multidisciplinares das instituições de Acolhida.

Unindo teoria e prática, o Estágio Curricular Específico I vai promover reuniões e oito horas semanais de atividades nos campos de trabalho. Já em sala de aula, as discussões serão em torno das pesquisas de metodologias que possam produzir novas intervenções terapêuticas e sociais a quem faz uso abusivo de drogas.

A proposta da disciplina é integrar também os estudantes do curso de Serviço Social. Para tanto, estima-se a disponibilidade de 20 vagas para os graduandos de Psicologia e Serviço Social que estejam envolvidos no projeto de extensão, coordenado pelo professor Cristóvão da Silva.