Comitês procuram candidatos à direção do ON e do Mast


05/02/2013 11h39 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h31

Ascom do MCTI

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) está realizando processos de seleção de diretor para duas de suas unidades de pesquisa. Um comitê de seleção para o Observatório Nacional (ON) e outro para o Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast) foram nomeados pelo ministro Marco Antonio Raupp.

Esse sistema de escolha de dirigentes vem sendo praticado pelo MCTI para os cargos de direção de todas as unidades. A seleção, que dá origem a uma lista tríplice encaminhada ao titular da pasta federal, é realizada por comitês de especialistas. Eles buscam identificar, dentre os membros das comunidades científica, tecnológica e empresarial, nomes que se identifiquem com as diretrizes técnicas e político-administrativas estabelecidas para cada instituição.

O comitê para o Mast é presidido pela professora Márcia Regina Barros da Silva, da Universidade de São Paulo (USP). Tem ainda, como membros, os docentes Lea Maria Strini Velho, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), e Ivan da Costa Marques, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o diretor do Museu da Amazônia (Musa), Ennio Candotti, e o pesquisador Márcio Ferreira Rangel, do Mast.

A presidência do comitê para o ON cabe ao diretor de Programa do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro/MDIC), Wanderley de Souza. Os outros integrantes são os professores Eduardo Janot Pacheco e Igor Ivory Gil Pacca, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP, o assessor técnico Thirso Villela Neto, do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), e o pesquisador Jailson Souza de Alcaniz, do observatório.

Sobre a seleção do Mast

As candidaturas à direção do Museu de Astronomia e Ciências Afins serão recebidas até 28 de fevereiro. Podem se candidatar ao cargo quaisquer pesquisadores ou tecnologistas brasileiros ou naturalizados que atendam aos seguintes requisitos básicos:

• competência profissional reconhecida, em especial nos campos da museologia, da educação em ciências ou da história da ciência;

• visibilidade junto à comunidade científica e tecnológica;

• experiência administrativa e capacidade de promover a agregação entre os funcionários da instituição;

• visão de futuro para a instituição, empenho no desenvolvimento integrado científico e tecnológico do país e na participação do Mast no cenário nacional e internacional;

• comprometimento com a execução do Plano Diretor do Mast e Plano de Ações do MCTI;

• capacidade de tratar questões científicas, administrativas, políticas e de visão estratégica relacionadas ao museu;

• capacidade demonstrada de gestão, envolvendo atividades internas e externas de relacionamento com órgãos de pesquisa e de financiamento;

• experiência em cooperação nacional e internacional;

• motivação para enfrentar novos desafios.

O processo seletivo incluirá uma apresentação pública e uma entrevista oral dos candidatos com os membros do comitê de busca. Os documentos para inscrição ao cargo devem ser enviados, em papel e via eletrônica, aos endereços abaixo, acompanhados de currículo do(a) candidato(a) e de um texto de até cinco páginas, descrevendo seu projeto de gestão e sua visão de futuro à luz do Plano Diretor do Mast – 2011-2015, que estará disponível na página eletrônica do instituto.