Cied apresenta primeiros materiais didáticos produzidos por professores da Ufal

Recursos multimidiáticos são utilizados para a produção de conteúdo nos cursos da modalidade a distância

22/02/2013 13h55 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h31
Guilmer Brito coordena uma equipe com mais de 20 pessoas envolvidas com a produção de material didático na Cied

Jhonathan Pino - jornalista

Há cerca de um ano, a Coordenadoria Institucional de Educação à Distância (Cied) buscava encontrar pessoas que pudessem pensar de forma multimidiática. Eles seriam responsáveis pelo desenvolvimento de material didático para os cursos ofertados na modalidade a distância pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Hoje, é possível ver os primeiros resultados do Núcleo de Comunicação e Produção de Material Didático da Cied.

Videoaulas, animações, podcasts, além dos tradicionais livros já estão sendo produzidos por professores dos cursos e compilados pelo núcleo, numa parceria com o Instituto Zumbi dos Palmares (IZP). Enquanto os professores selecionam o conteúdo, os designers o diagramam e os estúdios da rede de teve são utilizados para a filmagem das videoaulas. “O professor tem toda a assistência da nossa equipe para a produção do material”, declarou Guilmer Brito, coordenador do núcleo.

Guilmer relata que no momento estão sendo produzidos os materiais para os novos cursos EaD da Ufal: Ciências Socias, Letras e Geografia. Os alunos receberão o material em CD e terão à disposição todo o conteúdo no sistema Moodle.

Pioneirismo da Feac

No entanto, o material dos cursos já existente, foi produzido por entidades externas à universidade. Como eram distribuídos em âmbito nacional, o conteúdo muitas vezes dificultava o plano de aula dos professores. Tentando adaptá-lo à realidade local, alguns dos docentes chegaram a fazer o material por iniciativa própria, como é o caso de Paulo da Cruz Freire, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (Feac).

Há três anos, Paulo da Cruz comprou uma webcam e produziu dentro de casa sua primeira videoaula para o curso de Administração Pública. “Eu não gostei muito do resultado, mas era a única opção que eu tinha”, relatou. Na Ufal, a Feac foi pioneira na produção desse tipo de material para os cursos de graduação e especialização EaD. Há alguns anos a unidade vinha produzindo suas videoaulas em um pequeno estúdio de Maceió.

A situação era semelhante entre os cursos de Sistema de Informações, Matemática, Física e Pedagogia, que utilizavam material didático de outras universidades. “A gente fez reuniões com as coordenações destes cursos para fazer um levantamento do material produzido e passamos a recebê-lo com o intuito de padronizá-lo”, confirmou Guilmer.

Luís Carlos Ferreira, professor da disciplina de Química Geral, no curso de Física EaD, defende que a produção de material próprio facilita o andamento das aulas. “A vantagem é o controle maior sobre o que você quer que o aluno aprenda, moldando o curso de uma forma que não fique desgastante”, disse.

Hoje, o professor Paulo da Cruz produz suas videoaulas com o apoio da Cied, mas nem por isso o trabalho é menor. “O ensino a distância é completamente diferente do ensino tradicional. Você tem que ter outra postura, porque não há contato com o aluno nas videoaulas. Primeiro você lê o texto em casa, seleciona o que deve ser colocado nos slides e faz as aulas. Esse processo demora entre seis e oito horas”, explicou. As videoapresentações têm um tempo de duração de cinco minutos, e as videoaulas de 15 minutos.

Veja alguns dos materiais já produzidos na página do Youtube.