Reunião discute ampliação de parceria entre Ufal e Junior Achievement

A intenção é fazer com que os alunos das unidades de Penedo e Arapiraca participem ainda mais dos projetos da empresa

01/02/2013 15h00 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h31
Reunião discute ampliação de parceria entre Ufal e a empresa Junior Achievement de Alagoas

Deriky Pereira – Estudante de Jornalismo

Representantes da organização Junior Achievement de Alagoas visitaram o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Ufal para participar de reunião que discutiu uma ampliação na parceria entre a ONG e a universidade. A intenção é envolver ainda mais os estudantes das unidades de Penedo e Arapiraca nos projetos de empreendedorismo, com participação das incubadoras de empresas ligadas à Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propep).

De acordo com o professor Josealdo Tonholo, além de integrar os alunos, a ideia é buscar uma forma de sedimentar essa parceria. “É importante que tenhamos uma variedade de cursos para atender a vários perfis de maturidade empreendedora. Cito como exemplo o Programa Miniempresa, da Junior Achievement, que é perfeitamente adequado para fazer as dinâmicas iniciais na universidade”, salientou.

A afirmação foi reforçada pela diretora executiva da empresa. De acordo com Junara Camargo, outros estados do Brasil já estão aplicando o programa nas universidades. “Em Natal, por exemplo, a diretoria do Sebrae utiliza a turma de Química da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) para aplicar o programa dentro da faculdade”, comentou.

A diretora ainda disse que se impressionou com a postura dos alunos de Arapiraca, frente a apresentação dos projetos da Junior Achievement. “Lá em Arapiraca eu vi a postura dos estudantes e achei muito boa. Eles foram bastante positivos, incisivos no que querem e, inclusive, deram algumas sugestões. A nossa visita foi muito positiva”, ressaltou Junara.

Coordenadora do NIT, a professora Silvia Uchoa também esteve presente na reunião e destacou os avanços de empreendedorismo da universidade, que hoje atende a mais de 20 projetos e empresas, dentre incubadas e associadas. “Isso envolve cerca de 200 estudantes, técnicos e professores no Campus A.C. Simões, em Maceió, e agora começa a atender também ao interior, com duas empresas em Arapiraca na área da Tecnologia da Informação (TI) e uma em Penedo na área de pescado e alimentos”.

Além de Penedo e Arapiraca, a reunião discutiu possibilidade de implementar a parceria no Campus do Sertão, em Delmiro Gouveia e Santana do Ipanema. Segundo Tonholo, a interferência da Ufal para esses locais é significativa e pode proporcionar uma mudança interessante, além de abranger o processo de interiorização, ao focar no desenvolvimento das atividades nos campi do interior.

“A oportunidade que a Propep está tendo de participar mais ativamente dos projetos do interior por conta da agenda do Programa de Empreendedorismo e do Núcleo de Inovação Tecnológica é muito positiva e vem chamando muita atenção do alunado. A parceria com a Junior deve permitir maximização dos esforços das duas instituições, com alto ganho de produtividade e aumento significativo dos atendidos nos treinamentos”, explicou.