PET-Economia faz visita técnica ao IBGE

Alunos conhecem sede do órgão em Alagoas e aprendem a pesquisar informações disponibilizadas pelo instituto

01/02/2013 17h10 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h31
Tutor do PET-Economia, Fábio Guedes, acompanha bolsistas em visita ao IBGE

Redação Ascom/Ufal

Alunos do Programa de Educação Tutorial em Economia (PET-Economia) da Universidade Federal de Alagoas realizaram mais uma de suas atividades de extensão e treinamento, na última quarta-feira (30). O grupo visitou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com objetivo de conhecer melhor o órgão e alguns dos principais instrumentos de pesquisa e de coleta de dados disponíveis no site do instituto. Os estudantes também conheceram as novas instalações da sede do IBGE em Alagoas e os profissionais.

Segundo o tutor do PET-Economia, professor Fábio Guedes, a visita técnica amplia as possibilidades dos alunos do curso de Ciências Econômicas da Ufal em suas pesquisas e no acesso às informações do órgão. “A ideia é aprimorar a pesquisa de dados e de informações estatísticas, para que o estudante possa fundamentar as análises teóricas e conhecer melhor a realidade socioeconômica de todo o Brasil e, principalmente, da região Nordeste”, explicou.

Recepcionados pelo gerente de Planejamento e Supervisão do IBGE, Neílson Negrão Romar, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer as atividades desenvolvidas pela Divisão de Supervisão de Documentação e Disseminação de Informações (SDI). A experiência permitiu o contato direto dos estudantes com as principais pesquisas, publicações, ferramentas e possibilidades de trabalho e de coleta de informações reunidos no endereço eletrônico do instituto.

O chefe do SDI, Artur Lamenha, participou do momento e apresentou a importância do IBGE para o Brasil e para todos os setores da sociedade. Lamenha fez explanações sobre as grandes áreas de produção do órgão e suas publicações mais importantes. Para demonstrar a eficácia dos trabalhos, o responsável pela Pesquisa Industrial Anual da entidade, Alcides Júnior, revelou as várias possibilidades de pesquisas desenvolvidas a partir de instrumentos e de operações realizadas junto ao Censo Demográfico - levantamento considerado o grande retrato da população brasileira.

Os petianos, como são conhecidos informalmente os integrantes do programa, também foram orientados pelo técnico Sérgio Alves sobre as formas básicas de manuseio do Sistema IBGE de Recuperação Automática (Sidra), um rico banco de dados agregados do instituto.

Para Guilherme Lopes, bolsista do PET–Economia, a experiência foi bastante produtiva. “A visita foi muito proveitosa para todos e estou feliz com a oportunidade que tive. Eu fiquei empolgado com a atividade, destacou. Já Daliana Maria, outra petiana, revelou o desejo de que momentos como esse aconteçam mais vezes. “Eu gostei muito do que conheci e acredito que seria legal um segundo momento de visita técnica”, salientou.

O que é Programa de Educação Tutorial

A principal proposta do PET é a construção e a descoberta de talentos no universo acadêmico. Com essa missão, o programa contribui para o desenvolvimento intelectual de seus integrantes e da estrutura dos cursos de graduação. Atualmente, a Ufal possui doze PETs em diferentes áreas do conhecimento, como Arquitetura, Engenharia Civil, Engenharia da Computação, Letras, Serviço Social, Psicologia e Economia.

Os cursos do interior do Estado de Alagoas também são contemplados com programas de educação tutorial. No Campus Sertão, o projeto engloba as áreas de Engenharia Civil e Engenharia de Pesca, bem como o projeto Conexões de Saberes. Em Arapiraca e em Penedo, existem programas para as áreas de Química e Engenharia de Pesca, respectivamente.

Todos os PETs possuem autonomia para tomar suas próprias decisões, devido à forma democrática pela qual a estrutura dos programas está baseada. No projeto, os bolsistas expõem os próprios pontos de vista e assumem a responsabilidade de contribuir com a qualidade de sua formação.