Ufal forma primeiras turmas dos cursos de graduação da educação a distância

185 alunos de Pedagogia, Sistemas de Informação e Física colaram grau em Maceió, Santana do Ipanema, Maragogi e Olho d’ Água das Flores

20/12/2012 11h45 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h36
Solenidade de aposição da Placa de Pedagogia no Cedu

Mauricélia Ramos - jornalista

A Universidade Federal de Alagoas formou as primeiras turmas dos cursos de Pedagogia, Física e Sistemas de Informação do Sistema Universidade Aberta do Brasil, os quais são coordenados pela Coordenadoria Institucional de Educação a Distância (Cied) da Universidade Federal de Alagoas. 185 alunos dos polos de Maceió, Santana do Ipanema, Maragogi e Olho d’ Água das Flores participaram das solenidades de colação de grau na semana passada.

Os formandos realizaram processo seletivo em 2007 e fizeram parte das primeiras turmas após a turma piloto do curso de Administração, dando início ao novo modelo pedagógico de educação a distância na Ufal. Foram quatro solenidades de colação: em Maceió, colaram grau 51 alunos de Pedagogia; em Santana do Ipanema foram 47 formandos dos cursos de Pedagogia, Física e Sistema de Informação; em Olho d’ Água das Flores foram 60 alunos do curso de Pedagogia e 27 estudantes também de Pedagogia formaram-se em Maragogi. As colações ocorreram nos dias 6, 13, 14 e 15 de dezembro, respectivamente.

Segundo o coordenador-geral da Cied, Luis Paulo Mercado, as solenidades de formatura tiveram significado importante. “O significado é especial, pois marca o início das comemorações dos 15 anos da oferta de cursos na modalidade a distância na Ufal, e o fato das formaturas realizadas serem das primeiras turmas do Sistema UAB. O reconhecimento da EAD na Universidade é algo concreto, como mostram os resultados das avaliações e reconhecimento de cursos confirmados pelo Inep e também pela ampliação das ofertas de cursos de graduação e pós-graduação em 2013”.

Para o coordenador-adjunto da Cied, Fernando Pimentel, os alunos pioneiros no Sistema UAB recebem essa conquista com sabor diferente. “Eles tiveram que descobrir uma nova forma de estudar, e nós da Ufal uma nova forma de educar. A UAB tem alcançado pessoas em vários rincões do País, e em nossa Alagoas ela tem proporcionado uma mudança de vida. Isso ficou evidente no rosto dos familiares e convidados. Foi muito gratificante ver irmãos ou marido e mulher colando grau juntos, além de tantas histórias de amizades construídas no desenvolvimento do curso”, relatou.

A formanda Ana Duarte, da Pedagogia do Polo Maceió, disse que se adaptou muito bem ao sistema a distância e agradeceu à Universidade pela implantação da UAB. “Para mim, particularmente, caiu como uma luva, e creio que para a minha turma também, pois me permitiu organizar os estudos de acordo com a minha vida profissional e familiar, e creio que esta opinião é válida para toda a turma, constituída por mães, donas de casas e a grande maioria professoras e professores atuando em sala de aula dois a três turnos por dia; e aqueles que lutaram merecem nossa gratidão.