Semana da Leitura tem início com palestra de Dirceu Lindoso

Pesquisador participou do lançamento da Trilogia do Açúcar, de Manuel Diégues Júnior

11/12/2012 11h15 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h36
Bruno César, Dirceu Lindoso e Stela Lameiras durante debate sobre obra de Diégues Júnior

Jhonathan Pino - jornalista

Dirceu Lindoso abriu a programação da Semana da Leitura na Universidade Federal de Alagoas (Ufal). O evento, que está sendo realizado em paralelo com o 5º Feirão de Livros e o 2º Festival dos Importados, marca o início da nova gestão da Editora da Ufal, que agora tem à frente a professora da Faculdade de Letras, Stela Lameiras.

Foi a nova diretora que deu as boas-vindas a Dirceu. Ele veio a universidade para participar do lançamento da Trilogia do Açúcar, de Manuel Diégues Júnior. O evento aconteceu na segunda (10), no auditório da Biblioteca Central, no Campus A.C. Simões. Dirceu foi assistente de Diégues em 1965, quando trabalharam juntos nos estudos da implantação do polo bioquímico no Estado da Bahia, para a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Como Dirceu já era estudioso de Diégues, a parceria profissional gerou frutos acadêmicos e um respeito mútuo. “Ele era uma pessoa muito correta e eu tinha os cursos necessários para aquele emprego. Além disso, eu havia lido os livros de Diégues e percebi o grande respeito que ele tinha pelas pessoas e em todos os seus trabalhos com Gilberto Freyre, com quem fez várias pesquisas”, relatou Lindoso.

Para Bruno César Cavalcante, professor do Instituto de Ciências Sociais e um dos estudiosos de Lindoso, o convite feito a Dirceu foi porque além de um grande conhecedor de Diégues, ele teve o contato pessoal com o discípulo de Freyre. “Eu acho que Dirceu fecha um ciclo que teve início com Diégues Júnior, responsável por criar um corpus teórico referencial da história alagoana”, relatou César.

O professor também ressaltou a importância da Edufal nesse ato de republicação das obras de Diégues: “A Ufal está lançando a terceira edição de O Bangüê nas Alagoas e a segunda de População e açúcar no Nordeste do Brasil. Se não fossem essas iniciativas, provavelmente estes livros estariam esgotados e não estariam disponíveis”.

Novo formato dos eventos da Edufal

Stela Lameiras ressalta que esse formato da Feira de Livros, com a união entre o feirão e eventos acadêmicos marca o novo momento da Edufal. “Estamos em sintonia com o planejamento estratégico da Ufal, que foi feito com a participação do professor Rodrigo Ramalho e a direção da universidade”, relatou.

A partir desta edição, as feiras acontecerão sempre no início e fim de semestres letivos, aliados a palestras e debates sobre o ato da escritura, a recepção da obra e os sentidos da literatura na vida das pessoas. Na próxima quinta-feira, 13, a Semana da Leitura tem prosseguimento com a mesa-redonda: “Tecendo ideias: entre autores e leitores”, com a participação de Nilton Resende, Susana Souto e Eliana Kefalás.

Stela ressalta que esse formato não ficará restrito a capital. “A Edufal está pondo em execução a extensão das atividades para os outros campi, inicialmente com exposições de livros, participação de autores e disponibilização de títulos para serem comercializados localmente”.

Conselho editorial e obras a serem publicadas

No dia em que Lindoso esteve na Ufal, Stela antecipou que o autor deve ser um dos escolhidos para Coleção Nordestina, a mesma em que foi publicada a trilogia de Diégues. Ela enfatizou o papel de resgate das grandes obras que a Ufal tem, como também sobre a necessidade de publicar as ainda inéditas. “De 2008 a 2012 foram aprovadas 57 projetos pela Edufal e a maior parte deles não foi publicada. Nossos pareceristas continuam trabalhando na avaliação de novas propostas, mas a Editora não pode absorver todas elas, necessitando de parcerias para que cheguem ao público”, relatou.

O Conselho Editorial também passou por reformulações e, conforme a diretora, serão estabelecidos novos parâmetros para os editais, a partir de uma atuação em sintonia entre conselho e direção da Editora.

Perfil da nova diretora da Edufal

Professora da Faculdade de Letras (Fale), Stela Lameiras tem 25 anos de contribuição na universidade alagoana. Nesse tempo a docente atuou nas disciplinas de Francês, Formação em Linguística Aplicada e Análise do Discurso. Foi chefe do Departamento do curso de Letras, vice-diretora da Fale e da Casa de Cultura e Expressão Francesa. No último 3 de setembro ela tomou posse como diretora da Edufal.