Orquestra recebe novos instrumentos musicais

Com investimentos, gestão central da Ufal busca fortalecer e melhorar a estrutura do grupo

18/12/2012 11h55 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h36
Eurico Lôbo entrega novos instrumentos ao maestro Nilton Souza

Renata Menezes - estudante de Jornalismo

A Universidade Federal de Alagoas está investindo 280 mil reais para o desenvolvimento da Orquestra. Na manhã desta terça-feira, 18, o reitor Eurico Lôbo entregou ao maestro Nilton Souza a primeira leva de instrumentos, uma campana tubular e um conjunto de quatro tímpanos.

Segundo o reitor, a chegada dos novos instrumentos representa um grande passo para que a Orquestra passe a ser classificada como sinfônica. Além disso, a entrega visa à formação dos músicos integrantes. “O investimento está sendo realizado para garantir uma formação de qualidade para os músicos e alunos que fazem parte da Orquestra e para estruturá-los para a realização de novos concertos”, explicou.

Os novos equipamentos serão utilizados na próxima Quinta Sinfônica, no dia 21 de dezembro, e no Concerto de Natal, que será realizado na quinta-feira, 20, na Catedral Metropolitana de Maceió. Além disso, o Núcleo de Percussão (NUP) realizará uma capacitação com eles, destinada a estudantes e técnicos da Ufal e à comunidade em geral.

Sete novos instrumentos ainda serão entregues até janeiro e outros virão até meados de 2013. Para o maestro, a chegada desses novos equipamentos será fundamental para o fortalecimento da percussão no Estado.  “A Orquestra finalmente contará com o instrumental completo de percussão e ainda chegarão alguns novos instrumentos de sopro”, explicou Nilton Souza.