Núcleo de Saúde Pública conclui turma de Gestão do Trabalho

64 profissionais da saúde foram atualizados

28/12/2012 13h15 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h36
Alunos provenientes de diversos municípios alagoanos apresentaram experiências no dia

Jhonathan Pino - jornalista

A quinta-feira (20) foi marcada pelo fim de mais uma capacitação do Núcleo de Saúde Pública (NUSP). Desta vez foram os alunos do Curso de Atualização em Gestão do Trabalho, que após quatro meses de aulas, apresentaram seus trabalhos de término dos cursos.

A capacitação, que foi realizada a partir da parceria entre Nusp e secretarias de saúde do estado e dos municípios, contavam com profissionais integrantes das equipes de gestão, envolvidas com o Sistema único de Saúde (SUS), em Alagoas.

Os 64 formandos participaram de discussões nas áreas de políticas públicas de saúde, planejamento e financiamento de saúde, gestão e legislação do trabalho.“Esse curso faz parte da política estadual de educação permanente. Eles surgem a partir de demandas das necessidades de capacitação dos profissionais de saúde”, relata Quitéria Nascimento, coordenadora do curso.

Amaria Quitéria Pugliese, também coordenadora do curso, relatou que foram 150 horas de um curso exaustivo, mas que contou com o compromisso dos alunos. “Ele foi elaborado com diversos olhares, construindo a partir de visões acadêmicas e operacionais”.

Pugliese ainda lembrou que o curso é fruto de um esforço conjunto, pensado desde 2004 e elaborado pela professora Sônia Cavalcanti, falecida no início deste mês. “Eu convivi por muitos anos com a professora Soninha na administração da Universidade e uma característica dela era a paixão por esta instituição e por esse núcleo, que é o mais antigo da Ufal”, relatou o coordenador de Extensão, José Roberto Santos.

Além da Atualização em Gestão do Trabalho, o Nusp atualmente coordena as especializações em Saúde Pública, Vigilância em Saúde e Gestão do Trabalho em Saúde, além do curso de Realidade Brasileira. Valquíria Santos, uma das alunas do curso em encerramento, ressaltou a importância dessa capacitação. “O suprassumo do curso é a integração entre os profissionais das secretarias dos municípios e do estado, fazendo-os se aproximarem em busca da melhoria na qualidade de seus serviços”.