Estudantes da Feac lançam dados digitais sobre economia nordestina

Coleta e armazenamento de informações ajudaram na produção de DVD

05/12/2012 13h55 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h36

Bruno Cavalcante – estudante de Jornalismo

Estudantes de Economia da Universidade Federal de Alagoas lançam, esta semana, material audiovisual “Dados da Economia Nordestina, 1960-1999”. A base de dados que compõe o DVD é fruto de pesquisas do Grupo de Estudos em Economia Política e História Econômica (GEEPHE), da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (Feac). Os professores Luiz Eduardo Simões e André Lages orientaram o trabalho dos alunos. Após o lançamento, o material estará disponível no blog http://geephe.blogspot.com.

Com base em antigos relatórios da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), os alunos recuperaram importantes dados econômicos, sociais e demográficos da região que auxiliaram na produção do DVD. Eles acreditam que as informações do vídeo podem ajudar em consultas e pesquisas sobre o Nordeste. “Foi muito importante para a pesquisa esse trabalho de coleta e armazenamento dos dados. É essencial abrir o caminho para novas pesquisas”, declarou Rafael Aubert, estudante do grupo.

Para a estudante Tallyta Gusmão, embora seja um processo trabalhoso, a maneira certa de entrar na pesquisa acadêmica é compilando e entendendo como os dados foram elaborados.

Segundo o professor Luiz Eduardo Simões, analisar, reunir e organizar essas informações, especialmente dados que se perdem ao longo do tempo pela falta de interesse, são passos importantes para pesquisa científica. “Não adianta produzir diversos dados ao acaso e os esquecer na gaveta, achando que o trabalho está terminado. Fazer a análise e organizar os dados é o primeiro passo certo em uma iniciação científica, já com os olhos no mestrado e doutorado”, disparou o orientador da pesquisa.