Curso de Música comemora convênio em Portugal

O ano de 2012 foi marcado por muitas ações que serão ampliadas em 2013 com o Instituto Piaget

20/12/2012 13h39 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h36

Manuella Soares - jornalista

Os projetos bem sucedidos de 2012 no curso de Música da Universidade Federal de Alagoas estão na proposta de continuidade em 2013. O convênio com o Instituto de Educação Superior Piaget, em Portugal, permitiu uma troca de conhecimentos que gerou excelentes resultados para a licenciatura. O professor Marcos Moreira, conta que no mês de novembro teve a oportunidade de passar uma curta temporada nas cidades de Lisboa, Porto, Aveiro e Viseu, desenvolvendo a segunda parte de um ciclo de palestras para músicos de bandas e, atividades culturais.

O maestro da orquestra, José Alípio Martins, também acompanhou o professor nesse trabalho. Mas de acordo com Moreira, esse é só o início de uma série de ações que serão articuladas já a partir do primeiro semestre de 2013. A primeira delas é a apresentação de artigos dos grupos da Ufal e do Piaget, que trabalharam juntos, no VII Congresso Chileno de Musicologia, na Universidad de Concepción, que será realizado de 16 a 19 de janeiro. Confira a programação do evento em anexo.

As pesquisas no Instituto Piaget também resultaram em produções científicas que serão pulicadas na revista eletrônica do curso de Música, a Musifal. Os 12 artigos foram produzidos pelos alunos da graduação da Ufal e do programa de mestrado do Piaget. “Apesar de serem níveis diferentes nos grupos, estamos encontrando pontos de convergência e amadurecimento entre eles”, destacou o professor Marcos.

No mês de julho está prevista uma nova palestra do professor Marcos Moreira, em Portugal, quando ele vai mostrar as conclusões da tese de doutorado. O trabalho, pela UFBA, com orientação do professor Joel Barbosa, é um estudo sobre a relação de gênero nas bandas filarmônicas do nordeste do Brasil e do norte de Portugal. “Até a década de 60 eram raros os registros de mulheres nas filarmônicas, e eu estou analisando os aspectos políticos, sociais, afetivos e pedagógicos desse fato”, adiantou.

Ainda no segundo semestre, os alunos e professores da Ufal, além dos profissionais da música, terão a oportunidade de assistir a uma palestra do maestro Arnaldo Costa, da banda de São João de Loure, de Aveiro.