Estudante em intercâmbio apresenta trabalhos em Portugal

Vinícius Gomes é estudante de Enfermagem do Campus Arapiraca e faz graduação sanduíche na Universidade Católica Portuguesa

07/11/2012 13h50 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h36
Vinicius apresentou três trabalhos durante o congresso

Lenilda Luna - jornalista

Desde que foi selecionado para Graduação Sanduíche pelo programa Ciência sem Fronteiras, em julho deste ano, o estudante de Enfermagem do campus Arapiraca, Vinícius Gomes Barros, é puro entusiasmo. Este é o primeiro intercâmbio internacional do jovem, que chegou na Universidade Católica Portuguesa, na cidade do Porto,  no começo de setembro, e já aproveita todas as atividades. “Antes de vir para Portugal, eu tinha uma vida bastante ativa na universidade, participei intensamente de projetos de pesquisa e de extensão. Estes projetos me renderam frutos, os quais estou tendo a oportunidade de compartilhar com o meio científico aqui em Portugal”, comemora.

Enquanto estudante do campus Arapiraca, Vinícius já tinha apresentado 30 trabalhos científicos em congressos no Brasil e agora soma a experiência de compartilhar conhecimentos em um evento fora do país de origem. Mesmo com experiência em apresentações, ele sentiu a tensão de estar distante de casa.  “Fiquei bastante tenso, por ser a primeira experiência de apresentar trabalho em um congresso em outro país. Portugal não tem tradição de alunos da graduação em trabalhos em congressos, pois, a maioria das pesquisas apresentadas em eventos científicos são de alunos do mestrado e do doutoramento”, relatou Vinícius.

Apesar da tensão, o estudante não se intimidou e apresentou três trabalhos no VII Encontro Luso-Brasileiro de Enfermagem, com o tema: "Saúde, Espiritualidade e Qualidade de Vida”, realizado nos dias  29 e 30 de outubro passado. “Só para se ter uma ideia, os únicos alunos de graduação que apresentaram trabalho no Luso-Brasileiro foram eu e a Laís, uma aluna do Rio de Janeiro, que também está fazendo intercâmbio aqui. Graças a Deus, deu tudo certo, a apresentação saiu exatamente como o planejado e os trabalhos apresentados foram bastante elogiados”, comemora o estudante.

Os trabalhos

Os três trabalhos apresentados por Vinícius foram: “Trabalhando Primeiros Socorros e a Prevenção de Acidentes Domésticos com Crianças Brasileiras”; “Saúde do Homem: implementação de práticas de prevenção e promoção da saúde” e “Avaliação Física de uma Comunidade Carente do Nordeste Brasileiro: trabalho desenvolvido no Projeto Rondon”.

O primeiro trabalho foi desenvolvido a partir do Projeto Pequenos Socorristas, que Vinícius era o bolsista. Este projeto estava vinculado ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Pesquisa Ação 2011/2012, do Campus Arapiraca e Polos, desenvolvido pelas pró-reitorias de Extensão e de Pesquisa.  Durante o período do projeto foram desenvolvidas atividades relacionadas a noções de primeiros socorros, prevenção de acidentes e a importância dos serviços de socorro, com crianças de 07 a 10 anos, no município de Arapiraca, Alagoas. “Com o desenvolvimento do projeto as crianças tiveram a oportunidade de aprender e participar de atividades que envolvem noções básicas de primeiros socorros e prevenção de acidentes”, relata Vinícius.

O segundo projeto apresentado pelo estudante de Enfermagem também está vinculado ao Grupo de Estudo Trabalho, Ser Social & Enfermagem ( GETSSE). “Este grupo contribui bastante para a Enfermagem, com publicações de livros, trabalhos, pesquisas.  No desenvolvimento das nossas atividades realizávamos encontros semanais ocorridos no 5º Centro de Saúde do município de Arapiraca, situado no agreste alagoano. Nossas ações ajudaram a conscientizar os homens a cuidarem melhor da saúde”, explica o estudante.

O projeto foi desenvolvido com homens de várias categorias profissionais das áreas urbana e rural de Arapiraca. “Eram pessoas que, por conta do trabalho e de uma certa negligência com a saúde preventiva, acabavam não comparecendo aos serviços de saúde. Para superar essa dificuldade, estamos com duas propostas, uma para reestruturar o serviço, e outra para analisar os dados colhidos nas consultas para avaliar o processo de precarização da saúde do homem”, conta o pesquisador.

O terceiro trabalho apresentado no congresso em Portugal foi desenvolvido a partir do Projeto Rondon, na Operação Babaçu, no Município de Estreito, Maranhão, durante os meses de janeiro e fevereiro de 2012. O Projeto Rondon é uma ação do Governo Federal Brasileiro, coordenada pelo Ministério da Defesa, com apoio das Forças Armadas, em que jovens universitários têm a oportunidade de interagir com comunidades carentes, desenvolvendo ações transformadoras e duradouras para a melhoria da qualidade de vida da população local.

Os estudantes realizaram uma avaliação das condições físicas da população através do aferimento de pressão arterial, aferimento de glicemia capilar, medição de circunferência abdominal, medição de peso, altura e em seguida, cálculo de IMC – Índice de Massa Corpórea. “Para a execução desta atividade foi montada, em locais de grande movimentação da cidade, uma tenda com instrumentos necessários para o atendimento e avaliação da população. À medida que a avaliação física era feita, era também realizada educação em saúde sobre hábitos de vida saudável. Ao término da avaliação, a equipe fornecia os resultados às pessoas avaliadas, indicando possíveis mudanças necessárias nos hábitos de vida para melhorar a saúde e a qualidade de vida”, relatou Vinícius.