Equipe do curso de Agronomia do Campus Arapiraca obtém 1º lugar em simpósio internacional

Evento reuniu, em Porto de Galinhas-PE, diversos pesquisadores da área de Plantas Ornamentais e o Pôster vencedor da Ufal enfocou a pesquisa com Flores Tropicais.

09/11/2012 15h43 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h36
Premiação do Trabalho juntamente com a comissão organizadora do Evento.

Diana Monteiro - jornalista

O curso de Agronomia do Campus Arapiraca da Universidade Federal de Alagoas virou destaque com a conquista do 10º Simpósio Internacional de Qualidade pós Colheita de Plantas Ornamentais (10TH International Symposium on Postharvest Quality of Ornamental Plants). O pôster premiado, “Identificação de nova doença em área de produção comercial de flores tropicais, no Estado de Alagoas, e avaliação de produtos alternativos no controle de doenças em condições de pós-colheita”, foi apresentado pela professora Daniela Cavalcanti de Medeiros Furtado e pelos alunos Victor Buarque do Nascimento Silva e Magda Christyna Souza Santos, do 9º período do curso de Agronomia

Realizado no último mês de outubro, em Porto de Galinhas, ponto turístico do litoral pernambucano, o evento reuniu professores, pesquisadores e alunos das diversas universidades estrangeiras e do Brasil que realizam estudos sobre pós-colheita em plantas ornamentais e áreas afins. A equipe vencedora do Campus Arapiraca considerou o evento uma oportunidade de interação entre instituições nacionais e internacionais, favorecendo o intercâmbio de informações técnicas no âmbito da pesquisa sobre a temática Plantas Ornamentais.

Do Brasil, além da Ufal, representada pela equipe do Campus Arapiraca, participaram as seguintes instituições: Universidade Federal de Viçosa (UFV) e as federais Rural de Pernambuco (UFRPE); do Paraná (UFPR); de Lavras (UFLA-MG); da Bahia (UFBA); da Paraíba (UFPB); do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Universidade Estadual Paulista (Unesp).  Outras instituições de renome do país, o Instituto Agronômico de Campinas (IAC-SP) e  Embrapa Agroindústria Tropical também participaram do simpósio.

Como representantes internacionais do 10º Simpósio Internacional de Qualidade pós Colheita de Plantas Ornamentais participaram a Universidade da California (Estados Unidos); Universidade de Hannover (Alemanha); Universidade Centro-Oeste Lisandro Alvarado (Venezuela); Universidade de Copenhagen (Dinamarca); Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária (Argentina); Universidade Hebraica de Jerusalém (Israel); e Universidade de Wageningen ( Holanda).

Foram colaboradores do pôster premiado no evento Edna Peixoto, docente do Campus Delza Gitai  e  André Luiz Beserra Galvão, do Campus Arapiraca. Mais informações sobre o simpósio http://www.ispqop2012.ufv.br/.