Encontro de Catálise será sediado em Maceió

Evento realizado pela Ufal reunirá professores, estudantes e profissionais do Norte/Nordeste e Centro Oeste

09/11/2012 12h10 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h36

Laís Oliveira – estudante de Jornalismo

Entre os dias 18 e 20 de novembro, Maceió sediará o 9º Encontro de Catálise (ENCAT), promovido pela Universidade Federal de Alagoas. Organizado pelos grupos de pesquisa do Centro de Tecnologia e do Instituto de Química e Biotecnologia (IQB), o evento será realizado no Hotel Ponta Verde. Professores, pesquisadores, profissionais da indústria e estudantes da área interessados podem acessar o site do evento para saber como se inscrever e qual a programação.

O objetivo do encontro é divulgar as atividades de pesquisas acadêmicas e industriais desenvolvidas principalmente na região Norte/Nordeste, relacionadas à área de Catálise. Também pretende promover o intercâmbio de ideias e experiências entre os membros da comunidade, além da cooperação entre cientistas e técnicos da universidade, da indústria e de centros de pesquisa que atuam no setor.

As atividades do 9º Encontro Norte, Nordeste e Centro Oeste de Catálise serão desenvolvidas por meio da apresentação de conferências plenárias, trabalhos científicos, trabalhos de aplicação industrial e comunicações de resultados de pesquisas recentes.

Os trabalhos que serão apresentados vão abordar estudos sobre síntese e caracterização de peneiras moleculares; síntese e caracterização de catalisadores mássicos e suportados; catálise aplicada na produção de combustíveis e energia, catálise ambiental, fotocatálise e eletrocatálise, biocombustível e aproveitamento dos resíduos, desativação e regeneração de catalisadores, novas temáticas para transformações catalíticas, processos de adsorção, novos materiais e suas aplicações industriais.