Crianças enchem o campus de alegria

Muitas crianças ocuparam parte da principal avenida do campus para brincar

05/11/2012 11h15 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h36

Jhonathan Pino - jornalista

Como forma de encerrar a semana da criança do Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) da Universidade Federal de Alagoas, na quinta-feira, 1º de novembro, uma parte da faixa da via principal do Campus A. C. Simões teve que ser fechada. Pula-pula, escorrega, corre-corre e algodão-doce tomaram conta da área e as crianças passaram a tarde inteira fazendo o que mais gostam: brincar.

“Sempre priorizamos o caráter lúdico, com banhos de piscina, apresentações de música e dança. Durante essa semana eles passaram por visitas ao Arboretum, a biblioteca, fizeram piquenique, tudo como forma de fazer com que se inteirem mais com a Universidade”, relata Andreza Pinheiro, diretora do NDI.

Andreza diz que a brincadeira faz parte da formação do Núcleo, porque o grupo acredita ser essa a principal atividade da criança. “As atividades são planejadas pelos professores e auxiliares de aula. A criança do NDI brinca e aprende ao mesmo tempo que brinca”, acrescenta.

Ao todo, são 150 crianças brincando no espaço do NDI,  filhos de professores, técnicos e da comunidade adjacente ao campus. Um dos principais focos de aprendizagem dos alunos é a alimentação. “No dia a dia nos preocupamos com a alimentação, mas no caso dessa festinha a gente abre exceção, pois ela sempre pode acontecer. No entanto, acompanhamos os fornecedores para manter a qualidade dos alimentos servidos”, relata a coordenadora de Nutrição, Cléa Albuquerque.

Junto com a coordenadora, outros 96 funcionários trabalham no Núcleo, distribuídos entre professores, auxiliares e responsáveis pela cozinha. Uma delas é a professora Shirlene Giló, que estava com a sua filha, Isabel Giló, que aos seus poucos 1 ano e dez meses tinha acabado de entrar no NDI. “Está sendo uma experiência significativa, porque eu participava da organização das festas pensando nas crianças e hoje tenho a oportunidade de participar como mãe”, relata.

A funcionária da Secretaria Municipal de Educação (Semed) revela que a temática da festa “O mundo imaginário da criança: um conto, vários contos”, foi abordada durante toda a semana. “A gente trabalha em sala com os contos, a imaginação e a criatividade. Então o tema está muito ligado ao contexto delas”.