Coordenador da Cied apresenta trabalhos em eventos na China

Luis Paulo Mercado representou a educação a distância da Ufal com apresentação de três trabalhos de pesquisa

09/11/2012 09h14 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h36
Luís Paulo Mercado, coordenador da Cied

Mauricélia Ramos - jornalista

O coordenador da Coordenadoria Institucional de Educação a Distância (Cied), professor Luís Paulo Mercado, esteve na China representando a Ufal para apresentar trabalhos no 14º Simpósio Internacional de Informática Educativa (SIIE 2012), ocorrido em Andorra la Vella, Principado de Andorra, e no Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões da Língua Portuguesa (2ª Conferência Forges), realizado em Macau.

No simpósio, que ocorreu de 28 a 30 de outubro, Luís Paulo Mercado apresentou o trabalho “O uso e a Apropriação do Squeak etoys por professores e alunos do Projeto UCA [Projeto Um Computador por Aluno]”, de autoria conjunta com Yara Neves, pesquisadora da Cied, na área de formação de professores para o uso de TICs no ensino superior.

De acordo com o coordenador, a experiência de participar de evento tão importante foi enriquecedora, assim como ressaltou a qualidade do trabalho apresentado. “O experimento realizado mostrou as possibilidades do professor proporcionar um ambiente de aprendizagem, no qual o aluno se envolva no processo de construir seu próprio aprendizado, de acordo com o seu limite, autonomia e ritmo próprio”.

Forges

O coordenador da Cied também participou da segunda conferência do Forges, que foi realizado no Instituto Politécnico de Macau, em Macau, também na China, de 6 a 8 de novembro. Na oportunidade, Luís Paulo Mercado apresentou dois trabalhos. O primeiro, intitulado “Indicadores da educação a distância no contexto da Universidade Aberta do Brasil em Alagoas: impactos acadêmicos, pedagógicos e socioeconômicos”, foi produzido em parceria com os professore Fernando Pimentel, Ibsen Bittencourt, Mylena Araújo e Anamelea de Campos Pinto.

“Essa pesquisa analisou o processo de criação, implementação e institucionalização da Universidade Aberta do Brasil nas universidades públicas brasileiras, especificamente na Ufal, bem como os indicadores pedagógicos, socioeconômicos e educacionais. Os resultados trazem subsídios para análise dos indicadores dos impactos acadêmicos, pedagógicos e socioeconômicos”, explicou Mercado.

O segundo trabalho, intitulado “Avaliação de materiais didáticos para educação on-line dos cursos da Universidade Aberta do Brasil”, foi feito com a professora Maria Auxiliadora Freitas e teve por objetivo investigar a importância da utilização do material didático na educação on- line, apresentando os resultados da pesquisa realizada junto aos cursos da UAB na Ufal, no período de 2007 a 2009.

“A pesquisa teve como meta propor critérios para serem empregados nos processos avaliativos dos materiais didáticos utilizados nos cursos de graduação na educação on-line, identificando as ações de concepção, elaboração e edição, além de subsidiar formas de apoio aos professores autores que apresentam dificuldades na elaboração dos mesmos”, ressaltou o coordenador da Cied, destacando a importância da participação em tais eventos, o que,
segundo ele, fortalece a pesquisa de qualidade na educação a distância da Ufal.