Ufal apresenta pesquisas em Congresso Brasileiro de Concreto

Dezenas de trabalhos desenvolvidos no Centro de Tecnologia da Ufal foram aprovados para publicação no 54º CBC, que é sediado em Maceió

11/10/2012 08h40 - Atualizado em 02/05/2024 às 16h01
Alunos participam de concursos que estimulam a pesquisa

Manuella Soares - jornalista

Um espaço para muitas ideias! Alunos e pesquisadores da Universidade Federal de Alagoas tem a oportunidade de aprender e contribuir com os estudos mais recentes sobre o concreto, material mais utilizado na construção civil e o segundo mais consumido no mundo, atrás apenas da água. A necessidade de avançar nas pesquisas tecnológicas para aperfeiçoamento do concreto, com a preocupação de manter a qualidade e a funcionalidade, reúne anualmente milhares de pessoas no Congresso Brasileiro de Concreto, que pela primeira vez é sediado em Maceió.

Dezenas de pesquisas na área desenvolvidas nos cursos de graduação e mestrado de Engenharia Civil da Ufal tem sido vitrine no 54º CBC, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, que termina na próxima quinta-feira (11). A mestranda Marianna Rivetti teve um artigo aprovado para apresentação oral no evento e se mostra entusiasmada com a novidade no currículo. “O trabalho é a parte inicial da minha dissertação. Ainda não está publicado em nenhum lugar e eu tenho a oportunidade de apresentar aqui”, conta.

Segundo Marianna, os resultados da pesquisa podem ser um avanço científico na utilização fibras de vidro e carbono envolvidas com polímeros em colunas de concreto. As formulas estudadas estão sendo atualizadas e comparadas às já existentes com o intuito de dar maior aplicabilidade aos modelos.

Outro destaque dessa edição do Congresso Brasileiro de Concreto é o trabalho da mestranda Tássia Neuda, já premiado num concurso da Brasken. A aluna está testando adicionar resíduos de fibras de borracha e polipropileno (o plástico reciclável) ao cimento, no seu estado fresco. Tássia afirma que as análises são excelentes para fabricação de um concreto sustentável.

“A incorporação das fibras não alterou a fluidez e autoadensidade, sem interferir no escoamento. Significa que é viável porque podemos contribuir para o meio ambiente utilizando fibras que seriam descartadas. A ideia também baratearia porque com a utilização da fibra, deixaria de usar outros componentes como areia e brita”, ressaltou.

Parcerias

Empenhada em trazer suportes para o que há de mais novo no mercado, a Editora da Universidade Federal de Alagoas (Edufal) também entrou no circuito do Congresso e firmou parceria com o Ibracon (Instituto Brasileiro do Concreto), que promove o evento.

De acordo com o coordenador regional do Instituto e professor do Centro de Tecnologia da Ufal, Flávio Barboza, todos os livros publicados pelo Ibracon serão comercializados pela Edufal. Aproveitando a parceria, a Editora também já coloca à venda dois livros lançados no 54º CBC: os volumes 3 e 4 da coletânea “A história das construções”, de José Celso da Cunha.

Eventos paralelos

Com o intuito de atrair interessados e estimular os alunos à pesquisa, a 54ª edição do Congresso Brasileiro do Concreto promove o 1º Simpósio Latino-Americano sobre Concreto Autoadensável (Silamcaa); a 8ª Feira de produtos e Serviços da Construção (Feibracon); e concursos destinados aos alunos da graduação, com a participação de equipes que várias instituições de ensino.