Sociedade de Dermatologia e HU iniciam mobilização para dia de prevenção ao câncer da pele

Médicos voluntários e outros milhares de profissionais da área da saúde para garantir o atendimento gratuito à população em todo o país

31/10/2012 14h50 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h36
Médica Mônica Torres fazendo o exame preventivo gratuito durante o Dia NAcional de Combate ao Câncer da Pele no ano passado.

Ascom HU/SBD

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) realiza no dia 24 de novembro mês o Dia Nacional de Combate ao Câncer da Pele, iniciativa que se repete há treze anos e cujo objetivo é ampliar o diagnóstico da doença através do exame preventivo gratuito, além de garantir o tratamento. O câncer da pele é o tumor que mais atinge a população brasileira, segundo os dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), representando 25% de todos os tumores malignos. São estimados pelo Instituto 134.170 novos casos da doença para 2012, a maioria em mulheres (71.490).

Em Alagoas, o Dia Nacional de Combate ao Câncer da Pele conta com a parceria do Hospital Universitário, que cede a estrutura dos ambulatórios e profissionais de várias áreas para viabilizar a iniciativa. Médicos do Ambulatório de Dermatologia, residentes médicos e graduandos participam da ação no hospital, junto com dermatologistas vinculados à SBD. O atendimento à população será realizado das 9 às 15 horas ininterruptamente. É importante levar um documento de identificação pessoal.

A SBD disponibilizará este ano, cerca de 1.500 médicos voluntários e outros milhares de profissionais da área da saúde para garantir o atendimento gratuito à população em todo o país. Serão 144 postos distribuídos nos estados e Distrito Federal ofertando análise, diagnóstico e tratamento do câncer da pele, além da distribuição de impressos educativos e realização de aulas expositivas sobre fotoproteção e sinais relevantes para suspeita da doença, direcionadas ao público.

A coordenadora do Dia Nacional de Combate ao Câncer da Pele no Estado, dermatologista Mônica Torres, explica que o exame preventivo gratuito será realizado em todas as pessoas que comparecerem ao Hospital Universitário no dia 24 deste mês, mas a presença dos pacientes de risco é fundamental. São considerados pacientes de risco pessoas com caso de câncer da pele na família; pessoas de pele muito clara e que sempre fica vermelha e nunca bronzeia; pessoas com olhos e cabelos claros; com muitas pintas no corpo; que já sofreram queimaduras pelo sol ou tomam sol sem proteção; pessoas que possuem uma pinta que muda de cor ou ferida que nunca cicatriza; quem já teve câncer da pele e idosos.

A dermatologista informa que as pessoas que fizerem o exame preventivo gratuito e forem diagnosticadas com câncer da pele deixarão o hospital com a data marcada para o tratamento, inclusive cirúrgico. A presidente nacional da SBD, Bogdana Victória Kadunc, ressalta a importância da ação no país. “Ao longo de 13 anos, essa ação vem se tornando cada vez mais abrangente e mobiliza dermatologistas de todo o país. Esta mobilização exige esforços e um esquema logístico complexo, que são compensados pelo alto número de pacientes examinados e principalmente pelo fato de conseguirmos proporcionar o tratamento necessário àqueles atingidos pela doença”.