Professora recebe Prêmio Brasil de Economia

Docente conquista segundo lugar na categoria tese de doutorado

11/10/2012 08h45 - Atualizado em 02/05/2024 às 16h01
Docente conquista 2ª posição no Prêmio Brasil de Economia

Myllena Diniz – estudante de Jornalismo

Ela chegou na Universidade Federal de Alagoas em março deste ano, mas seu trabalho já é reconhecido nacionalmente. Economista e professora da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (Feac), Luzia Maria Cavalcante conquistou o 2º lugar no 18º Prêmio Brasil de Economia, na categoria tese de doutorado, pela realização do trabalho “Mobilidade Sócio-ocupacional e Mobilidade Espacial: Diferenciações entre Hierarquias Urbanas para o Mercado de Trabalho Formal, Brasil, 2000-2009”.

O trabalho premiado corresponde à análise dos diferenciais de mobilidade sócio-ocupacional de trabalhadores migrantes e não-migrantes no mercado formal de trabalho no Brasil. Na pesquisa, também é analisado o modo como tais diferenças divergem entre distintas hierarquias urbanas de origem e de destino. A tese de Luzia Maria Cavalcante é fruto do doutorado no Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (Cedeplar), da Faculdade de Ciências Econômicas (Face), pertencente à Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

No 18º Prêmio Brasil de Economia, promovido pelo Conselho Federal de Economia (Cofecon) em parceria com o Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea), Luzia Maria conquistou o 2º lugar e levou para casa o prêmio de R$ 5 mil. O primeiro e o terceiro colocados ganharam R$ 10 mil e R$ 3 mil, respectivamente.

A docente da universidade alagoana destaca que o trabalho científico já começou a dar suporte à produção de vários artigos e ressalta a satisfação pelo reconhecimento de seus esforços. “Artigos já estão sendo elaborados a partir da tese, o que significa que ela me trará outros bons frutos. Atribuo o sucesso do trabalho ao imenso esforço, à dedicação que tive aos quatro anos de doutorado, à competência dos meus orientadores, assim como à estrutura e ao padrão de excelência do Cedeplar”, reforça Luzia Maria Cavalcante.

Prêmio Brasil de Economia

Em parceria com o Ipea, o Cofecon realiza anualmente o Prêmio Brasil de Economia. O evento valoriza o incentivo à investigação econômica e o estímulo às pesquisas voltadas para a realidade econômica brasileira. A premiação contempla cinco categorias, nas quais são reconhecidos os melhores trabalhos em formatos de monografia de graduação; dissertação de mestrado; tese de doutorado; artigo técnico; e livro de Economia.