Instituto de Química e Biotecnologia comemora 20 anos de pós-graduação

Ao longo de duas décadas, o Programa tornou-se referência na formação de recursos humanos e na realização de importantes estudos científicos

10/10/2012 11h30 - Atualizado em 02/05/2024 às 16h01
Pesquisador da área de Biotecnologia do IQB, Henrique Goulart

Diana Monteiro - jornalista

O dia 24 de outubro será um dia diferente para a comunidade acadêmica do Instituto de Química e Biotecnologia (IQB) da Universidade Federal de Alagoas, pela comemoração dos 20 anos do Programa de Pós-graduação em Química e Biotecnologia (PPQB).

O programa, ao longo de suas duas décadas, tornou-se referência na formação de recursos humanos e na realização de importantes estudos científicos voltados ao desenvolvimento local, regional e nacional, e também além das fronteiras do nosso país.

A comemoração será das 9 às 18 horas, no auditório da Faculdade de Medicina e a solenidade de abertura contará com participação do reitor Eurico Lôbo e da vice-reitora Rachel Rocha. Eurico Lôbo integra o corpo docente do Instituto de Química e Biotecnologia e foi o orientador, em 1995, da primeira aluna pós-graduada na unidade acadêmica, Andrea de Vasconcelos Ferraz.

Implantado em 2000, o doutorado formou a primeira aluna, Roseane Cristina Prédes Trindade, em 2004, que desenvolveu a pesquisa sobre “Estudo das frações ativas do pereiro do Sertão”. Roseane integra o corpo docente do Centro de Ciências Agrárias (Ceca) da Ufal.

Conforme a programação, a partir das 9h30 está definida a participação da professora Simoni Margareti Plentz Meneghetti , pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa, também do corpo docente do Instituto de Química e Biotecnologia. Conheça mais sobre o IQB e a programação da comemoração dos 20 anos do PPGQB na página: www.ufal.edu.br/unidadeacademica/iqb

Crescimento e inovação

O Programa de Pós-Graduação em Química e Biotecnologia do IQB é coordenado pela professora Adriana Ribeiro, e concentra-se em seis áreas específicas: Bioquímica; Físico-Química; Química Analítica: Química Geral; Química Inorgânica; e Química Orgânica, envolvendo um quadro docente de 24 professores.

Atualmente o PPGB conta com cerca de cem alunos matriculados e nessas duas décadas de existência foram pós-graduados cerca de duzentos mestres e setenta doutores.

Em sua maioria os mestres e doutorados formados pelo IQB segue carreira acadêmica. É o exemplo de Eline Basílio, que foi a segunda mestre formada pelo PPGQB, em 1996, residindo atualmente em Berlim (Alemanha) onde trabalha na estrutura administrativa do governo local.

Na quinta-feira, 4 de outubro, mais uma tese de doutorado na área de Biotecnologia foi defendida no IQB sob a orientação do professor Euzébio Goulart. A aluna Milena Duarte e Lima, apresentou estudo científico sobre “Camptosema Coriacum Benth: Desenvolvimento e padronização de Metodologia para Análise de Flavonóides”.

“A partir do ano 2000, com a implantação do doutorado, a pós - graduação ampliou-se para as duas novas áreas: Biotecnologia e Desenvolvimento Tecnológico”, destaca a coordenadora Adriana Ribeiro, também egressa do mestrado do IQB, na área de Físico-Química e Eletroquímica e doutora pela Universidade de Campinas (Unicamp).

Trajetória

Fazendo uma breve retrospectiva sobre a implantação do programa de pós-graduação do IQB, em 1992, e frisando ser a Química uma ciência interdisciplinar, a professora Marília Goulart destaca o empenho dos pesquisadores de diferentes áreas para a implantação do Mestrado, formando-se então um grupo de excelência capaz de catalisar ações em ciências e tecnologia.

“Ressalto a importância do professor Roberto de Lima em todo o processo de implantação. Ele foi o primeiro doutor a chegar à Ufal, oriundo da Universidade de Brasília e quem iniciou a pesquisa na instituição”, enfatizou Marília que integra o corpo docente da instituição desde 1977 e fará também palestra sobre a trajetória da pós-graduação, no dia 24 de outubro.

Ela reforçou que estratégias como formação de recursos humanos no exterior, participação em programas do CNPq para efetivação de convênios internacionais e o desenvolvimento planejado das ações, foram de extrema importância para o crescimento e consolidação do Programa. “Esses 20 anos foram frutíferos na formação de recursos humanos e em estudos para o desenvolvimento local com reconhecimento internacional”, enfatizou a pesquisadora.

Marília destacou ainda a dedicação da secretária do PPGQB Rejane Montenegro, que se sobressai como importante retaguarda nas rotinas do programa, que são muitas. Há 19 anos no instituto de Química e Biotecnologia, Rejane foi também pesquisadora na unidade acadêmica e há seis anos é a responsável pela parte administrativa da pós-graduação.

Crescimento qualificado

Sobre os 20 anos do Programa de Pós-graduação, o primeiro coordenador Euzébio Goulart enfatizou que as ações científicas nas áreas ofertadas têm contribuído muito para a formação qualificada de vários pesquisadores da Ufal, do país e de outras instituições realizadoras de pesquisas.

“O Programa tem atingido o seu objetivo com a realização de estudos voltados principalmente ao desenvolvimento local, regional e nacional, utilizando metodologias mais modernas inclusive para resolução de problemas que afligem à sociedade com pesquisas em diversas áreas, sem falar na internacionalização de suas ações científicas”, destacou.