História afro-brasileira em debate

Encontro Nacional de História terá palestras, simpósios e oficinas abertas ao público

17/10/2012 10h25 - Atualizado em 02/05/2024 às 16h01

Manuella Soares - jornalista

O Centro de Pesquisa e Documentação Histórica (CPDHis) da Universidade Federal de Alagoas abriu inscrições gratuitas e limitadas para a “1ª Oficina de História”, que será realizada de 24 a 26 de outubro no Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes (Ichca), no Campus A.C. Simões, em Maceió.

A oficina vai abordar a temática da história e da cultura afro-brasileira na sala de aula, como parte de um projeto do Pibid (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência), financiado pela Capes, que envolve alunos do curso de História, professores da rede estadual e municipal, além de outros interessados no assunto.

Os convidados para ministrar a oficina são os professores Jucilene Clemente (UFPE), Gustavo Manoel (UFRPE) e Luiz Domingos (UFPE). O evento está inserido no 4º Encontro Nacional de História, que acontece de 23 a 28 de outubro no Ichca, com atividades de debate e reflexão que favoreçam a troca de ideias e informações, como também uma avaliação de diferentes teorias e métodos na História. A ideia é criar um espaço que estimule a criação da consciência social crítica, voltada para a atuação cidadã de estudantes e professores.

Este ano, o eixo central do Encontro é a temática “História, Racismo e Religiosidades Negras”, destacando na programação, o resgate da memória do evento do Quebra de Xangô, ocorrido em Alagoas em 1912. Este marco histórico, ao completar 100 anos de ocorrência, exemplifica a continuidade temporal da crise social do racismo no Brasil e na história local.

Confira aqui a programação completa do 4º Encontro Nacional de História. Mais informações pelo telefone (82)3214-1340.