Banco de dados facilita acesso a extensão universitária

Dados sobre os últimos oito anos de ações de Extensão podem ser encontrados com mais facilidade

08/10/2012 10h30 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h36

Lenilda Luna - jornalista

A pró-reitoria de Extensão disponibilizou para a comunidade acadêmica e para a sociedade em geral o Banco de Ações de Extensão da Universidade Federal de Alagoas. Trata-se de um banco de dados virtual onde é possível buscar informações sobre os projetos de Extensão realizados pela universidade nos últimos oito anos. A busca pode ser feita pelo título do projeto, nome dos participantes, área temática, linha de extensão, tipo do programa, unidade ou ano de realização.

Segundo José Roberto Santos, coordenador dos programas de extensão, o banco de ações vai ter várias utilidades. "Por exemplo, recentemente o Ministério de Desenvolvimento Social liberou recursos para projetos que estimulem a criação de caprinos. Consultando o banco ficou mais fácil localizar os pesquisadores que já desenvolvem ações nessa área e colocar em contato com o representante do MDS", explicou José Roberto.

A disponibilização dos dados, com um sistema de busca, também vai facilitar que pesquisadores possam estabelecer parcerias. "Temos ações de extensão em várias unidades de ensino e, muitas vezes, são projetos complementares, mas os pesquisadores nem se conhecem. Assim, vamos possibilitar que eles interajam e troquem informações", destaca o coordenador de Extensão.

A sociedade também pode ser beneficiada com o acesso a esse tipo de informação. Líderes comunitários que buscam apoio para realizar ações de saúde, educação, assistência e outras áreas, no local onde vivem, podem entrar em contato com a Ufal, já sabendo qual o grupo de extensão que devem procurar. "Afinal, o objetivo principal da extensão universitária é levar o conhecimento acadêmico para a sociedade, contribuindo com a melhoria da qualidade de vida da população", conclui José Roberto.

Acesso o Banco de Extensão no link http://sistemas.ufal.br/sie_bancodeprojetos/inicio.jsf