Universidade moderniza telefonia com sistema VoIP

Tecnologia cortará custos com chamadas telefônicas e melhora a comunicação entre servidores

19/09/2012 10h50 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h35
Marcelo Queiroz e Rodrigo Paes coordenam a transição de tecnologias na telefonia da Ufal

Jhonathan Pino – jornalista

Técnicos do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) iniciaram, no sábado, 15, o processo de substituição da telefonia convencional pela tecnologia Voz via IP (VoIP) na Universidade Federal de Alagoas. A partir daí, será possível às diferentes unidades realizarem chamadas telefônicas de forma gratuita, gerando uma economia estimada em R$ 400 mil nos três primeiros anos. Além disso, os servidores poderão conectar seus celulares e PDA (computador de bolso) aos ramais da Universidade e fazer ligações entre si sem custo nenhum.

Isso será possível porque o VoIP permite o roteamento de conversação humana usando a internet, ou qualquer outra rede de computadores, baseada no Protocolo de Internet (IP). Com a digitalização da voz, a informação é enviada ao destinatário em forma de pacotes de dados nas redes IP, evitando-se assim o uso dos protocolos tradicionais da rede pública comutada.

Conforme Marcelo Queiroz, gestor técnico de Rede do NTI, serão implantadas centrais de telefonia nos três campi, que servirão de intermediação para a realização de ligações interurbanas dentro do Estado de Alagoas. “As ligações entre as unidades serão feitas a partir de ramais, e caso uma unidade do interior queira entrar em contato com uma empresa contratante na capital, o telefonema será feito a partir do Campus A. C. Simões, tornando a ligação local”, relatou o técnico.

O diretor do NTI, Rodrigo Paes, explica que devido às mudanças de tecnologias, muitos usuários estão notando uma instabilidade no sistema: “Durante o período de instalação são esperados problemas, como queda de ligações e linhas ocupadas, mas que devem ser superadas no prazo de um mês”.

Servidores com ramais próprios

Inicialmente serão implantados 900 ramais no sistema VoIP, mas, após os meses de adaptação, os professores e técnicos poderão utilizar a tecnologia para fazer chamadas institucionais de seus próprios celulares. “O objetivo do projeto é que cada servidor tenha um ramal próprio. Dessa forma ele poderá estar na China e fazer chamadas para a universidade, sem pagar por isso”, relatou Marcelo.

Rodrigo Paes ainda esclarece que não é necessário os servidores procurarem o NTI para a disponibilização dos serviços. “Em breve, o NTI entrará em contato com as unidades para o planejamento e a realização da migração de tecnologias”, adiantou.