Ufal seleciona propostas para Operações do Projeto Rondon 2013

Professores têm até 25 de setembro para enviar os projetos

16/09/2012 19h40 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h35

Bruno Cavalcante – estudante de Jornalismo

A Pró-reitoria de Extensão (Proex) realiza seleção interna de propostas de professores da Ufal às Operações de Janeiro de 2013 do Projeto Rondon.  São três operações, com uma vaga para cada. Os projetos devem contemplar os temas dos conjuntos de ações, A ou B, estabelecidos no programa: Cultura, Direitos Humanos, Educação e Saúde, para o primeiro e Comunicação, Meio Ambiente, Tecnologia e produção e Trabalho, para o segundo. O arquivo, em pdf, deve ser enviado à Proex até o dia 25 deste mês e no dia 28 será divulgado o resultado.

Nesta nova edição, o programa envolve 60 municípios localizados nos estados de Alagoas, Bahia, Sergipe e Piauí. O nome do professor responsável, curso, unidade acadêmica, o conjunto de ações escolhido e a ordem de prioridade dos municípios devem ser informados na mensagem do e-mail e não na proposta. Os três coordenadores selecionados irão fazer uma viagem percursora no dia 24 de outubro. Para isso, os candidatos precisam enviar o Formulário de Identificação, em anexo abaixo, juntamente com o projeto para o e-mail proex_extensao@yahoo.com.br.

Equipes das Operações 2013

As equipes do Projeto Rondon devem ser compostas por dez integrantes: dois professores e oito alunos da graduação, tendo estes cumprido mais da metade do curso. Os estudantes não podem ter participado de operações anteriores. As atividades rondonistas terão duração de 17 dias, aproximadamente.

Nos dois primeiros dias, as equipes participarão da concentração, cerimônia de abertura, ambientação, deslocamento e instalação nos municípios. Nos dois últimos serão realizados o encerramento da operação e o retorno às cidades de origem dos participantes.

As três operações são denominadas de “Canudos”, “2 de Julho” e “São Francisco”. A primeira será desenvolvida entre os dias 11 e 27 de janeiro, nos municípios do Piauí e Bahia. A segunda entre 18 de janeiro e 3 de fevereiro, na Bahia. A última, entre 19 de janeiro e 4 de fevereiro, abrange cidades de Sergipe e Alagoas.

Formulário de Inscrição em anexo.